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FrieslandCampina identifica a indulgência consciente como a principal tendência global

A FrieslandCampina Ingredients identificou a “Indulgência Consciente” como a principal tendência do mercado global em seu novo Relatório de Tendências 2020-2021. Agora, com a primeira onda da pandemia global acalmando e os contornos de um novo mundo começando a tomar forma, a empresa compartilha a sua visão sobre para onde o setor de alimentos e bebidas está caminhando em uma nova normalidade.

As percepções do último relatório de tendências não apenas fornecem aos fabricantes de alimentos e bebidas uma compreensão das necessidades dos consumidores nestes tempos turbulentos, mas também permitem que fiquem à frente da concorrência. Sugestões de formulações turnkey arredondam o conteúdo do relatório e irão prepará-los adequadamente para o menu de amanhã em meio a um novo normal.

O relatório de tendências destaca os macro e micro desenvolvimentos nos mercados locais em todo o mundo. Formulações inspiradoras com base nas descobertas trazem observações importantes, que podem facilitar a inovação de produtos para acompanhar as necessidades do consumidor em constante mudança. As tendências são um acúmulo de percepções de mercado dos próprios especialistas da FrieslandCampina Ingredients, combinadas com estudos de mercado adicionais próprios e encomendados e complementados com análises de big data do comportamento online dos consumidores.

O relatório de tendências 2020-2021 apresenta três macrotendências e nove microtendências, oferecendo uma compreensão mais ampla dos principais desenvolvimentos na indústria global de alimentos e bebidas. Embora possam parecer diferentes, sujeitas a diferenças regionais, as três tendências globais identificáveis são: Indulgência Consciente, Experiência Além do Imaginado e Moldando um Mundo Melhor.

O interesse do consumidor por uma dieta com benefícios para o bem-estar já estava aumentando antes do início da Covid-19. Mas a pandemia forçou os consumidores a pensar mais sobre o seu estilo de vida, despertando também o desejo de conhecer melhor os ingredientes e sabores e, o mais importante, as bebidas e os alimentos que podem proteger e promover a boa saúde. Algumas das microtendências observadas são: retirada de ingredientes (percebidos) não saudáveis, adição e aumento do interesse em alternativas à base de plantas e a indulgência consciente. Exemplos dessas tendências são chá com leite com açúcar mascavo parcialmente adoçado com estévia natural, com baixo teor de açúcar, ou panquecas de smoothie contendo proteínas de alta qualidade, além de todos os benefícios dos smoothies favoritos dos consumidores.

Os consumidores desejam ter experiências inesquecíveis e adotar novas definições de indulgência. Hoje, tudo se resume a uma experiência total e envolvente que desperta todos os sentidos. Estão encontrando mais tempo em casa para experimentar, ficarem mais criativos e descobrirem novas combinações de sabores. Bolinhos de cheesecake, frappé de chá com leite duplo com espuma de leite salgada, controles deslizantes com sabor extremo de chá de leite e waffles excessivamente macios, agora, estão no foco dos consumidores, que criam os seus próprios momentos de bem-estar. As microtendências que estão surgindo nos continentes incluem novas abordagens de textura, reinventando a indulgência doméstica e experiências extremas.

A sustentabilidade veio naturalmente durante a pandemia. Hoje em dia, os consumidores estão desfrutando de um pão vegetariano no brunch ou um cappuccino em uma xícara comestível e sentem que há oportunidades para fazer mudanças positivas duradouras e moldar um mundo melhor. As conclusões do relatório mostram que os recursos sazonais e locais se tornarão essenciais, juntamente com ingredientes reconhecíveis e fontes transparentes. As microtendências enfatizam essas descobertas, com o retorno às raízes, sem desperdício, e com excelente sabor servindo como motivadores importantes.

O aumento do interesse por alimentos e bebidas que promovam a saúde do consumidor, dão vida a novas experiências e moldam um mundo mais sustentável que definirá o novo normal. O desafio para os fabricantes é atender a essas necessidades do consumidor sem comprometer o sabor e a sensação de indulgência”, diz Suzanne van den Eshof, diretora de Marketing Global da FrieslandCampina Ingredients Food & Beverages. “Marcas e empresas que conseguirem aderir rapidamente a essas tendências, junto com o seu fornecedor de ingredientes apoiando-as por meio de inovação de formulações e produtos sustentáveis, serão as que sairão por cima após esses tempos difíceis. A colaboração estreita aumentará a velocidade de lançamento no mercado e, ao mesmo tempo, aproveitará as oportunidades de ser criativo, com e para o consumidor”, acrescenta.

Os consumidores conscienciosos desejam desfrutar de um produto local para reduzir o seu impacto no planeta e no meio ambiente. A redução de resíduos está no topo da agenda, com os consumidores encontrando maneiras de reduzir sua pegada de carbono. “Nosso programa de pesquisa mostra que os consumidores veem desenvolvimentos positivos aos quais desejam se manter, o que traz oportunidades de fazer mudanças duradouras e impactantes para moldar um mundo melhor. Nós sentimos o mesmo e continuamos nossos esforços em direção à sustentabilidade, a fim de apoiar nossos parceiros e fornecer ingredientes que os consumidores possam desfrutar com a consciência limpa”, diz Suzanne van den Eshof.

O relatório de tendências é baseado nos serviços de inteligência da FrieslandCampina Ingredients, como estudos de mercado e pesquisas globais, bem como na experiência de especialistas internos da indústria e em suas próprias pesquisas. O foco do relatório está nas tendências relevantes nas indústrias de café, chá (leite), bolos, panificação e confeitaria, sobremesas e sorvetes, a fim de atender os parceiros da FrieslandCampina Ingredients da melhor maneira possível. “Ao apresentar nosso novo relatório anual de tendências, queremos ajudar nossos parceiros a superar esses tempos difíceis e se prepararem para o amanhã. Nossas descobertas mostram as necessidades do consumidor em rápida mudança, permitindo que nossos parceiros façam uma previsão, tanto agora quanto no futuro próximo. Estamos empenhados e apaixonados por levar inovação aos nossos clientes e por criar mais momentos de bem-estar”, afirma Suzanne van den Eshof.

Fonte: Edelman Public Relations Worldwide BV




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