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Gestão de qualidade na indústria de laticínios

Para toda organização que tem por objetivo manter-se competitiva no cenário industrial e se alinhar às mudanças tecnológicas, a gestão da qualidade é um requisito crucial. Afinal, é a grande responsável por preservar a satisfação dos clientes, impactando também nos colaboradores, fornecedores e parceiros.

Dessa forma, investir em melhorias contínuas nos processos, oferecer um produto ou serviço superior e atender as necessidades de seus clientes são fatores que afetam na qualidade do negócio e proporcionam resultados excelentes.

Primeiramente, a gestão da qualidade é uma metodologia estratégica que proporciona uma visão sistêmica da empresa. Isto é, são ações voltadas para o controle de processos organizacionais, desde gestão de pessoas, dados e até mesmo finanças, que possibilitam a melhoria de produtos e serviços, garantindo a satisfação dos clientes.

No setor de alimentos, a gestão da qualidade é uma forma de atender as necessidades dos consumidores por meio de um produto seguro e responder as exigências do mercado. Afinal, um alimento contaminado ou vencido, por exemplo, pode afetar a saúde e resultar em problemas judiciais, situação que pode acabar com a reputação da marca.

Dessa forma, o controle da qualidade nas indústrias de laticínios torna-se relevante para a criação de processos mais seguros e envolve uma boa estrutura em laboratórios, equipamentos modernos, cadeia de transporte eficaz, mão de obra capacitada, entre outros.

De modo geral, a gestão de qualidade é focada no investimento de métodos que ajudem a melhorar os resultados, reduzir o tempo de tomadas de decisão e solucionar problemas. Para isso, algumas etapas são necessárias no processo de implementação: diagnóstico da gestão da qualidade; levantamento de necessidades e planejamento do sistema; desenvolvimento do projeto; implantação; e auditoria de certificação.

No caso das indústrias de laticínios, as atividades básicas do sistema de gestão da qualidade podem ser divididas levando em consideração o controle da qualidade da matéria-prima, do processo, do produto final, do transporte, da distribuição e da venda do produto final.

Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é responsável por definir quais os itens que precisam passar pelo controle de qualidade e determinar os processos necessários para que os produtos sejam manipulados, preparados e armazenados de modo seguro até chegarem ao consumidor final, mantendo sempre a adequada higiene.

Tendo em vista as características abordadas, a gestão da qualidade nas indústrias de laticínios é imprescindível, uma vez que, por se tratar de alimentos, pode refletir diretamente na saúde dos consumidores. Além disso, permite a evolução eficaz das organizações, conquistando a satisfação total e a melhoria da qualidade de vida dos clientes.

É importante destacar que contar com o auxílio de uma gestão eficiente da qualidade garante diversos benefícios no processo produtivo, como segurança alimentar, satisfação dos clientes, padronização na gestão, preservação da qualidade dos alimentos, eliminação de perdas desnecessárias, aumento da lucratividade e mais rapidez no processo produtivo.

A utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) em toda a produção alimentícia é essencial para o controle de todos os processos, já que é possível reduzir riscos tanto para os colaboradores quanto para os consumidores.

E não se esqueça de usar a tecnologia a seu favor no acompanhamento dos processos produtivos, que se torna necessária para o monitoramento dos resultados, identificação e correção de possíveis falhas. Tudo isso, sem dúvida, gera impactos positivos nos resultados do negócio.

Fonte: Informativo Forlac




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