Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Inovação leva o enriquecimento com proteínas a todas as categorias

A inovação em sabor e textura impulsionou o enriquecimento com proteínas em uma variedade de aplicações além da nutrição esportiva. “A fortificação de proteínas afeta todos os setores. O número de novos produtos lançados com uma alegação de ‘alto teor de proteína’ está aumentando quase 20% ao ano”, diz Elodie Macariou, gerente de produto sênior da Lactalis Ingredients.

De acordo com Mathias Toft Vangsoe, gerente de Desenvolvimento de Nutrição de Saúde e Desempenho da Arla Foods Ingredients, esse aumento robusto pode ser atribuído à forte inovação na categoria. “Se voltarmos 10 anos ou mais, os produtos fortificados com proteínas eram geralmente barras sólidas ou pós grossos de gosto ruim para os frequentadores de academia mais radicais. Agora, as proteínas do soro podem ser entregues em aplicações refrescantes, transparentes e frutadas, prontas para beber, ou em chás gelados, ou em barras e snacks leves e indulgente ”, explica.

Uma pesquisa realizada pela Kerry confirma a diversificação do setor. Segundo Mindy Leveille, gerente de Marketing Estratégico de Proteínas da Kerry, estudos globais mostram o interesse do consumidor pela fortificação de proteínas em muitas aplicações, como biscoitos, sopas, iogurtes snacks.

Com inovação em sabor, textura e pesquisa em novas fontes de proteína, os fornecedores têm uma oportunidade sem precedentes de dar aos produtos de uso diário um foco de saúde. O interesse em alimentos fortificados foi destacado como a sexta das 10 principais tendências de 2021 do relatório “Nutrition Hacking” da Innova Market Insights. Apesar da importância da naturalidade, os consumidores estão demonstrando disposição em consumir alimentos modificados para aumentar os benefícios à saúde, como os alimentos com adição de proteína.

A categoria de bebidas é um segmento chave para a formulação de proteínas. De acordo com a Innova Market Insights, cerca de 80% dos lançamentos globais de substitutos de refeições, agora contêm uma declaração de “alto teor de proteína” ou “fonte de proteína”.

Embora as bebidas proteicas sejam entregues convencionalmente com texturas espessas, as novas tecnologias permitiram o desenvolvimento de bebidas refrescantes com alto teor de proteína, que podem atrair os consumidores convencionais. Arla Foods Ingredients, por exemplo, destaca o sabor límpido do soro, que pode ser usado para formular bebidas refrescantes com alto teor de proteína. Nesse campo, a empresa dispõe do Lacprodan ISO.Water para uso em bebidas de chá gelado, capitalizando os benefícios de saúde reconhecidos do chá e sua longa história. “O chá, que há séculos é a bebida preferida de milhões de pessoas em todo o mundo, tem uma poderosa associação com o bem-estar, enquanto os benefícios da proteína em áreas como perda de peso e crescimento muscular são cada vez mais procurados pelos consumidores. Combinar essas duas tendências para criar o conceito único de chá gelado de alto teor proteico faz todo o sentido”, acrescenta Mathias Toft Vangsoe, gerente de Desenvolvimento de Nutrição Saúde e Performance da Arla Foods Ingredients.

A panificação é outro setor atípico que vem ganhando atenção no enriquecimento de proteínas e, segundo Matthias Bourdeau, gerente de marketing da Cargill Amidos, Adoçantes e Texturizantes Europa, é um segmento a ser observado. Pão fortificado com proteína, produtos à base de pão e biscoitos são possíveis novas aplicações para a proteína, segundo Bourdeau. Enquanto isso, a categoria de laticínios está apostando em bebidas lácteas, iogurtes, queijos e até sobremesas.

Com relação a proteína vegetal e animal, os fornecedores destacam cada uma delas por suas propriedades exclusivas e consumidores-alvo. Toft Vangsoe, por exemplo, explica que o perfil completo de aminoácidos do soro de leite e sua capacidade de ser rapidamente distribuído para os músculos, o tornam a fonte de proteína preferida para atletas e usuários casuais de fitness, bem como para consumidores mais velhos e aqueles que precisam de nutrição médica. “Além disso, a proteína do soro tem um sabor agradável, o que muitas fontes de proteína vegetal não têm”, diz ele.

Embora as alternativas à base de plantas estejam ganhando força, o representante da Arla Foods Ingredients não vê uma competição entre proteínas derivadas de plantas e laticínios. “O interesse em fontes de proteína de base vegetal é bem-vindo - atende às necessidades de grupos de consumidores específicos, como veganos, e ajudou a impulsionar o crescimento no espaço global de proteínas”, diz ele.

Na verdade, as proteínas vegetais e animais podem funcionar muito bem em combinação. Leveille, da Kerry, observa que os produtos híbridos podem combinar múltiplas funcionalidades e que a combinação de proteínas lácteas e vegetais permite a assimilação oportuna de aminoácidos, ao mesmo tempo que atende aos desejos dos flexitaristas de reduzir o consumo de proteínas animais. “Com nossa população global projetada para chegar a nove bilhões no final da década de 2030, há muito espaço no mercado para proteínas animais e vegetais”, acrescenta.

Fonte: Food Ingredients First




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001