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Maior enfoque em sabores como princípios básicos de nutrição esportiva

Ao contrário da maioria dos setores de alimentos e bebidas, a nutrição esportiva é tradicionalmente comercializada em grande parte pela eficácia, e não pelo sabor, com o sabor geralmente sendo uma consideração secundária. No entanto, à medida que a categoria avança no mercado e as ofertas de produtos se diversificam além dos pós de proteína básica, as escolhas de sabores estão se tornando mais importantes para oferecer vantagem competitiva.

De acordo com um relatório da Innova Market Insights, 41% dos consumidores de nutrição esportiva ainda consideram o sabor um fator importante na escolha de alimentos e bebidas, embora caia para o terceiro lugar, atrás de aspectos de saúde e custos.

A geração Millenials não é apenas o grupo de consumidores mais aventureiro no que diz respeito ao sabor, mas também o mais propenso a incluir produtos de nutrição esportiva em uma cesta típica de compras. Isso impulsionou fortemente a mudança para sabores novos e modernos em preferência aos sabores mais tradicionais.

À medida que a nutrição esportiva tem se tornado cada vez mais popular, as misturas de sabores estão ganhando terreno, com maior atenção para sabores mais complexos e complementares. Certos sabores podem melhorar os perfis de energização, por exemplo, sendo o café o sabor mais energético na consciência do consumidor. Frutas cítricas e tropicais também têm conotações energéticas positivas, enquanto em termos mais amplos, o sabor picante foi visto como particularmente energizante, à frente dos sabores doces.

Ao mesmo tempo, os sabores tradicionais baunilha estão enfrentando uma competição crescente de frutas, nozes e sabores inovadores. Frutas e nozes oferecem uma imagem saudável, mas também podem adicionar indulgência, além de atender à crescente demanda por produtos mais naturais, veganos e vegetais.

A pandemia da Covid-19 também está impactando a direção das escolhas de sabores na nutrição esportiva, com interesse na saúde imunológica sendo particularmente relevante. Em 2020, as alegações de saúde imunológica aumentaram a sua penetração em lançamentos de nutrição esportiva de 7% para quase 12%, impulsionando o uso de sabores e ingredientes saudáveis do sistema imunológico. As frutas cítricas continuarão a liderar, com alto reconhecimento do consumidor quanto ao seu conteúdo vitamínico e benefícios imunológicos, enquanto as frutas vermelhas ricas em antioxidantes, o chá verde, o mel antibacteriano e o gengibre também têm um bom desempenho.

Níveis mais elevados de conforto alimentar desde a pandemia estão gerando nostalgia e aumentando a indulgência nas escolhas de sabores. Isso impulsionará sabores mais familiares das categorias de guloseimas para a área de nutrição esportiva, como já foi visto na América do Norte com variações de doces, bolos e sobremesas. O chocolate continua sendo um sabor importante e, ao mesmo tempo, os sabores de avelã se beneficiaram de combinações de chocolate com avelã inspiradas em pastas e confeitaria de chocolate.

Fone: Innova Market Insight




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