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Mudanças demográficas definem o crescimento de produtos funcionais

Ingredientes alimentícios funcionais que apoiam o sono, reduzem o estresse e oferecem maior foco estão em demanda e impulsionam a inovação de produtos, de acordo com um novo relatório da T. Hasegawa, produtora de sabores e fragrâncias sediada no Japão.

Segundo a T. Hasegawa, uma pesquisa da Lightspeed/Mintel, observou que quase 70% dos consumidores, atualmente, usam produtos que apresentam um benefício funcional e 40% usam produtos com três ou mais funcionalidades.

Os consumidores com menos de 55 anos estão mais cientes e usam mais produtos que oferecem benefícios funcionais. Pelo menos quatro em cada 10 usam produtos que atingem três ou mais benefícios, em comparação com 21% dos baby boomers.

De acordo com o relatório, a mudança demográfica está posicionando o crescimento dos produtos funcionais. Em 2025, 41% da população será composta pela Geração Z e Millenials. Esses consumidores mais jovens já são os mais engajados no uso de produtos funcionais e estão significativamente mais focados em dietas que apoiam o bem-estar físico e mental. Ainda assim, a parcela de consumidores com 65 anos ou mais está crescendo a uma taxa mais rápida do que qualquer outra faixa etária, indicando que há oportunidades de aumentar o público de alimentos e bebidas funcionais entre os consumidores mais velhos.

"A funcionalidade em alimentos e bebidas encontrou seu lugar nas rotinas do consumidor, e a curiosidade em como as dietas podem apoiar ainda mais a saúde física e mental é alta, especialmente entre os consumidores mais jovens. A maior ênfase na melhoria dos hábitos de vida e na definição de bem-estar em nível pessoal deixou muito espaço para a inovação em alimentos e bebidas para atender às necessidades dos consumidores onde eles mais precisam”, disse Alyssa Hangartner, analista de insights do consumidor, tendências de sabor e ingrediente da Mintel.

O relatório mostrou que os consumidores gravitaram em torno de categorias de produtos que oferecem uma sensação de conforto durante o ano passado, com snacks, alimentos assados, sopas e guloseimas congeladas apresentando os maiores aumentos de consumo. Também houve aumento notável no consumo de ofertas de conveniência, como produtos embalados, carnes e refeições congeladas. A inovação de ingredientes funcionais está amplamente concentrada em snacks e bebidas, apontando para lacunas para futuras inovações de ingredientes funcionais.

A categoria de snacks/cereais/barras energéticas foi responsável pela maior parcela (20%) dos lançamentos de novos produtos com alegações funcionais em 2020, seguida por cereais frios (11%), iogurtes de colher (5%) e nozes (5%). A inovação na área das bebidas centrou-se na substituição de refeições, que representou 28% dos novos lançamentos com afirmações funcionais, seguida de energéticos (16%), chás (15%) e água aromatizada (11%).

Entre os lançamentos de produtos com reivindicações funcionais, a energia liderou a lista e permaneceu como o benefício mais utilizado em 2020.

Anti-inflamatório é outra reivindicação popular, com 55% dos consumidores acreditando que a medicina tradicional feita de ingredientes naturais é um remédio eficaz contra doenças. A cúrcuma, em particular, é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e surgiu em uma ampla gama de categorias de produtos.

O suporte digestivo também continua a proliferar, com mais da metade dos consumidores consumindo ou interessados em experimentar produtos que auxiliem a digestão e a saúde intestinal.

Embora a inovação contendo as alegações de apoio à imunidade tenha aumentado apenas ligeiramente nos últimos cinco anos, passando de 7%, em 2015, para 8,5%, em 2020, o interesse do consumidor na imunidade aumentou significativamente durante a pandemia. Apoiadores do sistema imunológico menos conhecidos e mais novos no mercado, como o sabugueiro e o tomilho, podem dar às marcas acesso a buscadores de tendências e consumidores em busca de sabores e experiências únicas, de acordo com T. Hasegawa.

Fonte: Food Business News





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