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Nutrição personalizada sempre em expansão

Tailored to Fit” é uma das principais tendências da Innova Market Insights para 2021, trazendo a nutrição personalizada ainda mais em destaque e evidenciado as diferenças nas preferências de geração dentro desta categoria.

A Innova Market sinaliza que os avanços tecnológicos estão prestes a revolucionar o mercado de saúde, graças ao novo potencial dos alimentos, bebidas e suplementos personalizados. De acordo com LuAnn Williams, diretora de insights e inovação da Innova Market Insights, os avanços tecnológicos e a escolha cada vez maior em serviços de alimentação e varejo estão se combinando para permitir que os consumidores adotem uma abordagem mais individual na alimentação. Williams acrescenta que a nutrição personalizada está em ascensão e indo além das dietas sob medida.

Segundo Chang Liu, analista de mercado da Innova Market Insights, os avanços tecnológicos proporcionaram aos consumidores uma variedade de opções de nutrição personalizada. “Compreender as necessidades individuais com base em dados coletados de análises genéticas, análises corporais e preferências pessoais, tornará os produtos de nutrição personalizados mais adequados. Com a ajuda de dispositivos vestíveis como relógios e aplicativos inteligentes, é possível monitorar e rastrear as condições de saúde e ajustar o plano de nutrição personalizado de forma mais oportuna”, diz Chang Liu.

Enquanto isso, outras opções voltadas para o futuro, como inteligência artificial e perfis genéticos, estão alimentando os avanços.

Em uma pesquisa de consumo da Innova Markets, 64% dos consumidores globais observam que encontraram mais maneiras de adaptar sua vida e os produtos que compram ao seu estilo individual, crenças e necessidades. A pesquisa também concluiu que a principal escolha para personalizar experiências nutricionais é baseada em necessidades nutricionais específicas, à frente do estilo de vida e da composição corporal.

À medida que essa demanda por nutrição e serviços de nutrição personalizados aumenta, há um número crescente de ofertas de nutrição personalizada, que vão desde suplementos até dietas completas. “Aconselhamento nutricional personalizado sofisticado ainda é caro. Mas o surgimento de soluções digitais permite um nível semelhante de serviço de uma forma totalmente automatizada. Os avanços na tecnologia estão permitindo que essa diversificação e personalização seja viável, mesmo quando se concentra em bases de consumidores relativamente pequenas”, relata Williams.

Dois exemplos observados pelo Innova Market Insights que se alinham com as tendências de nutrição personalizada são as bebidas de superalimento personalizáveis NesQino, lançadas na China pela Nestlé e a barra de nutrição personalizada myAir. A bebida NesQino consiste em uma base de sachês de superalimento para bebidas saudáveis e personalizáveis. Já o myAir oferece barras nutricionais personalizadas com base no nível de estresse dos consumidores, monitorado por meio de dados psicológicos e fisiológicos.

A nutrição que apoia o bem-estar físico e emocional está prosperando e pode atender as necessidades e preferências de diferentes gerações com abordagens holísticas mais específicas. Uma pesquisa anterior da Innova Market Insights identificou as principais características e diferenças entre a Geração Z, Millennials, Geração X e Baby Boomers, destacando a forma que uma abordagem de saúde mais holística e personalizada pode assumir em cada caso. “Os Millennials estão buscando um equilíbrio entre corpo e mente, enquanto os Baby Boomers priorizam o envelhecimento saudável. Há uma tendência geral de que os consumidores estão equilibrando as necessidades de saúde física, mental e emocional para alcançar a integridade geral”, destaca Liu.

Há uma demanda de mercado por produtos nutricionais que visam o envelhecimento saudável, tanto para idosos quanto para grupos demográficos mais jovens, que já estão engajados em cuidados preventivos. Saúde das articulações, energia/alerta, saúde imunológica, saúde do cérebro e saúde óssea são algumas das alegações de saúde de crescimento mais rápido para alimentos e bebidas lançados nos últimos anos; a segmentação de aparência física por meio da nutrição e dieta é outra área de crescente interesse.

De acordo com a Innova Market Insights, também há um forte crescimento no desenvolvimento de produtos para necessidades individuais conforme os consumidores mudam para novas dietas, com o uso crescente de alegações dietéticas selecionadas em produtos alimentícios e bebidas. O uso de alegações amigas do ceto aumentou 165% durante esse período, embora em uma base pequena e altamente regionalizada, enquanto os posicionamentos à base de plantas aumentaram 36%. Também houve aumento da atividade em produtos veganos, bem como em áreas mais ricas em proteínas e orgânicas estabelecidas.

Segundo Liu, um impacto significativo da Covid-19 é que a saúde imunológica é mais importante do que nunca. “De acordo com a Pesquisa do Consumidor Innova, mais da metade dos consumidores globais gastaram tempo se educando sobre ingredientes e procedimentos que podem aumentar a sua saúde imunológica devido a Covid-19. O reforço imunológico está no topo da lista”, acrescenta Liu.

Fonte: Food Ingredients First




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