Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


O cacau como ingrediente em bebidas premium

Os grãos de cacau usados na fabricação de chocolate representam apenas um quarto de toda a vagem do cacau, e a polpa branca e suculenta que envolve os grãos, que também compõe 25% da fruta, é descartada; ou melhor, era descartada. A empresa suíço-ganense Koa agregou valor a polpa do cacau e a utilizou como ingrediente para o desenvolvimento do suco de fruta de cacau de origem sustentável.

A empresa remove suavemente a polpa branca, deixando os grãos intactos para que possam ser fermentados e usados para fazer chocolate, e a seguir pressiona a polpa para extrair o suco. A Koa também desenvolveu um rápido processo de produção patenteado - pasteuriza o suco em três horas - o que significa que o sabor do suco recém-espremido é preservado sem a necessidade de aditivos.

O suco, que tem vida útil de nove meses quando armazenado a 6°C, é uma fonte natural de polifenóis, magnésio e potássio e tem aparência turva e amarela. Está disponível em dois formatos: suco de cacau, Koa Pure, e suco de cacau concentrado, Koa Concentrado, ambos isentos de aditivos.

Segundo a Koa, o suco de cacau tem sabor agridoce refrescante, com notas tropicais de lichia e pêssego, tornando-o ideal para bebidas premium. Duas empresas que atuam nessa área já lançaram produtos usando o suco de cacau da Koa: a marca alemã Majus e a empresa holandesa Kumasi, cuja linha inclui um suco 100% e um refrigerante feito com água gaseificada e suco de cacau.

Embora ainda seja um ingrediente de nicho, algumas grandes empresas, incluindo a Barry Callebaut, já mostraram interesse em realizar pesquisas sobre o suco de cacau. “Isso é uma prova de que há demanda no mercado. E para nós, trouxe mais consciência. A competição saudável é inspiradora”, disse Andrea Werdin, diretora de Marketing da Koa.

A ampla gama de aplicação do suco de cacau e o perfil versátil de sabor permite que seja integrado em muitas culturas alimentares e em outros tipos de produtos, com potencial para uso em sorvetes, chocolates, panificação, confeitaria, gomas doces e adoçantes naturais.

Fundada em 2017, a Koa possui escritórios em Assin Akrofuom, Gana, e Zurique, na Suíça. Até o momento, já produziu 75,7 mil litros de suco de cacau, mas atualmente está aumentando a produção e planejando uma segunda fábrica para expandir a capacidade.

O processo de fabricação ocorre quase totalmente em Gana, com exceção do concentrado Koa, que tem uma etapa final de processamento na Suíça.

A Koa oferece um serviço de rastreabilidade da cadeia de suprimentos, permitindo que os fabricantes adicionem um QR Code à embalagem de seus produtos. “Vamos além da sustentabilidade e assumimos a responsabilidade por cada etapa da nossa cadeia de valor. A transparência tornou-se nossa principal prioridade e todos os nossos produtos são rastreáveis até a sua origem”, disse Werdin.

Fonte: Ingredients Network




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001