Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Os sabores evoluem, mas as principais tendências permanecem relevantes

A pandemia de Covid-19 impactou muitas áreas de Food & Beverage. De acordo com a gerente de marketing da Bell Flavors and Fragrances, Agneta Hoffmann, mudar o comportamento do consumidor em meio à crise de saúde está impactando a inovação e a percepção na área de sabores, proporcionando a evolução desse mercado.

A indústria de sabores está cada vez mais construindo uma ponte entre fornecer um sabor autêntico e manter as características sensoriais vitais dos produtos de consumo. Hoje, atributos funcionais, bem como perfis de sabor, permanecem no topo da lista dos consumidores. Para os fabricantes, oferecer soluções de sabor para redução de açúcar, mascaramento de notas estranhas e redução de sal são fundamentais, ao mesmo tempo que se concentra na compra responsável e na rotulagem limpa.

Segundo Hoffmann, a necessidade crescente dos consumidores por conforto e bem-estar também impulsionou a demanda contínua por sabores tradicionais, regionais e variedade de sabores. “Os eventos de 2020 impactaram a forma como os consumidores pensam sobre alimentos, mas também enfatizaram a necessidade de produtos saborosos e da combinação de alimentos saudáveis e atributos sensoriais indulgentes”, destaca.

A gerente de marketing da Bell Flavors sinaliza que, de alguma forma, a pandemia desacelerou as combinações de sabores extremos e aventureiros e, com base em uma situação de mercado mais volátil devido a Covid-19, os consumidores estão procurando variedades clássicas de sabor com um toque de novidade. Portanto, as combinações de sabores emergentes incluem várias combinações de frutas cítricas e frutas exóticas, ou perfis de sabor quente combinados com notas de baunilha. Simultaneamente, os produtos salgados mostram combinações emergentes de sabores clássicos com notas adicionais de especiarias exóticas.

Oportunidades futuras também estão surgindo da megatendência baseada em plantas. “O principal objetivo dos sabores nessa área de mercado é manter as características essenciais. Cobrir notas indesejadas de vários tipos de proteína também desempenha papel importante no desenvolvimento de produtos indulgentes”, observa Hoffmann.

As alternativas à carne têm sido o início de um grande movimento que está ganhando força entre um amplo espectro de consumidores, desde defensores obstinados até flexitaristas ocasionais. Para Hoffmann, a dinâmica do mercado para alternativas lácteas também deve evoluir. Análogos de queijo, bebidas lácteas, iogurte e sobremesas estão atraindo o interesse do consumidor e, ainda assim, começam a ganhar caráter popular.

A necessidade de sabores e extratos de origem natural orgânica e orgânica certificada vai liderar o desenvolvimento de muitos produtos em 2021, especialmente em bebidas. “Portanto, os perfis cítricos clássicos estão liderando o caminho, ajudando a criar linhas de produtos orgânicos com base nas características de sabor mais populares e na compra responsável”, observa Hoffmann.

Seguindo as tendências deste ano, os extratos botânicos continuarão a fazer parte do lançamento de produtos em todos os segmentos. Mais significativamente, as categorias de bebidas não alcoólicas, como água com sabor ou água com infusão, usarão extratos de ervas e frutas para atender grupos de consumidores que mudam de bebidas com alto teor de açúcar para opções mais naturais e menos doces. “Consequentemente, variedades de ervas com sabor mais amargo ou combinações com hortelã, folhas de chá, especiarias suaves ou notas florais também estarão em alta”, afirma Hoffman.

Enquanto isso, o crescimento é impulsionado pelo aumento das preferências por produtos alimentícios que atendem as necessidades de saúde, sendo que as preocupações ambientais, a conveniência e o desejo de exclusividade também desempenham papel significativo.

Fonte: Food Ingredients First




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001