Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Pesquisadores criam “Dupla Pirâmide” para incentivar uma melhor alimentação

Todos no mundo podem adotar uma dieta saudável e sustentável sem abrir mão de grupos alimentares inteiros. Pesquisadores da Fundação Barilla e da Universidade Federico II de Nápoles, avaliaram diferentes alimentos de acordo com o seu impacto na saúde humana e no planeta e os classificaram para criar uma “Pirâmide Dupla de Saúde e Clima”.

A Dupla Pirâmide, lançada sob o patrocínio da Comissão Nacional Italiana para a UNESCO, fornece uma ferramenta que, segundo os criadores, guiará todos em direção a uma dieta que reduz o risco de doenças e ao mesmo tempo limita o impacto climático.

Os resultados sugerem uma dieta saudável e sustentável baseada em uma grande quantidade de alimentos vegetais, com fontes de proteína variadas, incluindo legumes, nozes, peixes e aves. Ao contrário de muitas diretrizes dietéticas, as descobertas não exigem que os consumidores desistam de carnes vermelhas, laticínios ou mesmo bolos e doces, mas indicam a frequência e a porção adequadas para atender as metas de saúde e sustentabilidade.

De acordo com a Dra. Marta Antonelli, chefe de Pesquisa da Fundação Barilla e uma dos autoras do relatório, a Dupla Pirâmide visa comunicar de forma simples e direta as características de uma dieta equilibrada, saudável e sustentável, aconselhando sobre a frequência adequada de consumo para todos os grupos de alimentos. “Comparada com outras ferramentas, a Dupla Pirâmide tem a vantagem de levar em consideração todas as ocasiões de alimentação, como lanches, comida de rua ou almoços, e também ir além de uma única refeição, dando uma perspectiva diária e semanal sobre as frequências de consumo alimentar”, explica.

Segundo os criadores, a Dupla Pirâmide também foi adaptada para sete regiões do mundo, levando em consideração a cultura local e a comida regional.

De acordo com os pesquisadores, os custos relacionados à dieta devido a mortalidade e doenças não transmissíveis devem ultrapassar US$ 1,3 trilhão por ano até 2030, enquanto o custo das emissões globais de gases de efeito estufa é estimado em US$ 1,7 trilhão no mesmo período. Ao mesmo tempo, cerca de 690 milhões de pessoas em todo o mundo não têm alimentos suficientes. “O que fica claro neste novo relatório é que os alimentos densos em nutrientes produzidos de forma sustentável e de alta qualidade devem ser acessíveis a todos”, disse Gabriele Riccardi, professora de Endocrinologia e Doenças Metabólicas da Universidade de Nápoles “Federico II”.

O relatório faz 10 recomendações com base nas aprendizagens da Pirâmide Dupla, incluindo a adoção de políticas de compra de alimentos mais verdes, iniciativas educacionais para agricultores, produtores e o consumidor, e subsídios para alimentos nutricionais e sustentáveis.

Sabemos que a capacidade de produzir alimentos, o bem-estar dos ecossistemas e a saúde humana estão indissociavelmente ligados e, agora, graças à Dupla Pirâmide, temos uma ferramenta de base científica para repensar nossos hábitos alimentares”, disse Danielle Nierenberg, membro do Conselho Consultivo da Fundação Barilla.

Fonte: New Food Magazine




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001