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Principais tendências em lácteos com foco em benefícios de saúde específicos e holísticos

A imagem tradicionalmente natural e nutritiva dos produtos lácteos continua a ser um fator-chave no desenvolvimento de novos produtos, de acordo com Top Trends in Dairy 2021 da Innova Market Insights. Isso, apesar do desafio representado pelo crescente interesse em dietas à base de vegetais e preocupações ambientais e problemas éticos.

“Em sintonia com a imunidade” é uma das principais tendências relacionadas à saúde, com influência particularmente positiva sobre os lácteos. A ansiedade contínua proveniente da Covid-19 está levando os consumidores a priorizar a saúde imunológica. A Pesquisa de Consumo de 2020 da Innova indicou que 54% dos consumidores globais afirmaram ter passado um tempo se instruindo sobre ingredientes que poderiam melhorar a sua saúde imunológica. Produtos lácteos, como iogurte e bebidas fermentadas, há muito tempo são associados à saúde imunológica, em grande parte como resultado do desenvolvimento e da disseminação de probióticos. Mais recentemente, também aumentou o interesse nos benefícios imunológicos dos antioxidantes e no maior uso de extratos de frutas, ervas e especiarias para dar sabor e função.

“Hacking de Nutrição”, também pode ser vista nas principais tendências em lácteos. Quatro em cada cinco consumidores globais acreditam no progresso em alimentos e bebidas por meio da ciência. Os desenvolvimentos estão se concentrando na melhoria da nutrição, aproveitando a tecnologia e equilibrando dietas. Tradicionalmente, as alegações populares incluíam alto teor de proteína para o consumidor amante de proteínas, rico em fibras para a saúde digestiva ou reduzido em açúcar para peso e saúde geral. No entanto, isso agora está evoluindo para soluções mais completas e equilibradas. Produtos como bebidas lácteas que oferecem nutrição “avançada” ou “completa” estão aproveitando o melhor dos dois mundos para opções naturais e baseadas na tecnologia.

Outra grande tendência em lácteos é “Humor: a próxima ocasião”. As preocupações com a saúde mental são mais significativas do que nunca. De acordo com a Organização Mundial Saúde (OMS), a depressão pode ser a doença líder em todo o mundo até 2030, se nenhuma ação for tomada. O desenvolvimento de novos produtos lácteos relacionados ao humor está crescendo rapidamente, com o uso crescente de alegações na embalagem relacionadas a plataformas específicas de humor.

Calmante/relaxante e aumento de energia são as plataformas mais estabelecidas, enquanto a promoção do sono ainda é um nicho, mas crescendo a partir de uma base menor e mostrando potencial para mais inovação. O uso de extratos de ervas adaptogênicas para combater os efeitos mentais e físicos do estresse também está tendendo a aumentar o interesse por um bem-estar mais holístico.

De acordo com Lu Ann Williams, diretora de Inovação da Innova Market Insights, há claramente um potencial contínuo para o mercado de lácteos. “Continua sendo um dos setores de alimentos mais valiosos do mundo, com uma imagem saudável, nutritiva e versátil e com potencial de valor agregado contínuo. No entanto, a luta recente com a Covid-19 e um ambiente de consumidor geralmente mais difícil pode ser um desafio”, acrescenta.

Fonte: Innova Market Insights




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