Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Probióticos e fitonutrientes como ingredientes rejuvenescedores?

Uma dieta que inclui probióticos e fitonutrientes pode contribuir para parecer e se sentir mais jovem. Um estudo concluiu que certas mudanças na dieta e no estilo de vida podem adiar em três anos a idade biológica.

Cientistas nos Estados Unidos descobriram que uma dieta centrada em plantas, suplementada com frutas e vegetais junto com um probiótico (Lactobacillus plantarum 299v. L. plantarum), parece alterar a metilação do DNA, um mecanismo usado para avaliar a taxa de envelhecimento.

O programa foi projetado para atingir os padrões de metilação do DNA identificados como altamente preditivos da idade biológica. Os pesquisadores que esse foco foi a razão do seu notável impacto. Os primeiros resultados parecem ser consistentes com os poucos estudos existentes que até agora examinaram o potencial de reversão biológica da idade.

O estudo clínico controlado randomizado envolveu 43 homens adultos saudáveis, com idades entre 50 a 72 anos, que receberam dieta, controle de sono, exercícios e orientação de relaxamento durante o programa de tratamento de oito semanas.

A intervenção dietética incluiu uma alta ingestão de nutrientes (folato, betaína, alfa cetoglutarato, vitamina C e vitamina A, curcumina, galato de epigalocatequina (EGCG), ácido rosmarínico, quercetina e luteolina. Também foi suplementada diariamente com frutas e vegetais em pó e um probiótico, fornecendo 40m de unidades formadoras de colônias (UFC) de Lactobacillus plantarum 299v. L. plantarum. O grupo controle não recebeu intervenção.

As descobertas apontaram para mudanças na metilação do DNA, um processo no qual um grupo metil é adicionado a certas áreas de um cromossomo. Em comparação com os 20 participantes do grupo de controle, os participantes do grupo de tratamento pontuaram em média 3,23 anos mais jovens no final do programa de oito semanas.

O grupo de tratamento pontuou em média 1,96 anos mais jovem no final do programa, em comparação com os mesmos indivíduos no início, com uma forte tendência à significância. Já os participantes do grupo controle pontuaram em média 1,27 anos mais velhos no final do período de estudo, embora esse aumento dentro do grupo não fosse estatisticamente significativo.

Segundo os pesquisadores, o que é extremamente empolgante é que as práticas alimentares e de estilo de vida, incluindo nutrientes específicos e compostos alimentares conhecidos por alterar seletivamente a metilação do DNA, são capazes de ter um grande impacto sobre os padrões de metilação do DNA conhecidos por prever envelhecimento e doenças relacionadas à idade.

O estudo fornece o primeiro insight sobre a possibilidade de usar alterações naturais para direcionar processos epigenéticos e melhorar o bem-estar e, quem sabe, até a longevidade e expectativa de vida.

Fonte: Nutra Ingredients




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001