MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI

Qual o melhor modelo de rotulagem de advertência de alimentos, segundo os consumidores

De acordo com um recente estudo conduzido na Jamaica, tamanho, forma e cor da rotulagem de advertência de alimentos podem desempenhar um papel maior do que se pode imaginar.

O estudo randomizado controlado, considerado pela Associação Pan-Americana de Saúde (OPAS) como o primeiro em sistemas de rotulagem na frente da embalagem no Caribe, procurou determinar quais tipos de rotulagem de advertência de alimentos - nesse caso, advertências sobre altos níveis de açúcar, sódio e gordura trans e saturada - foram mais eficazes e mais fáceis de entender pelos consumidores.

O estudo analisou quatro tipos distintos de rotulagem de advertência: formato octogonal (WRN), lupa (MGG), semáforo (TFL) e controle (CRT), esta última um padrão preto e branco de rotulagem frontal.

As rotulagens foram analisadas com base na capacidade dos consumidores de completar três tarefas usando alimentos marcados com cada tipo de rotulagem. Em todas as três tarefas, a rotulagem de advertência octogonal superou as demais.

Para a primeira tarefa, os consumidores foram solicitados a identificar quais, em um grupo de produtos alimentícios, tinham maior probabilidade de comprar. Com rotulagens octogonais, os consumidores identificaram corretamente a opção menos prejudicial quase duas vezes mais do que com a rotulagem controle. Em comparação, as rotulagens de lupa e semáforo não se mostraram eficazes.

A segunda tarefa pedia aos consumidores que identificassem a opção menos prejudicial entre um grupo de alimentos. Mais uma vez, a rotulagem octogonal foi cerca de duas vezes mais eficaz do que a rotulagem controle. Nessa tarefa, a rotulagem de lupa foi apenas cerca de 60% mais eficaz do que a rotulagem controle, enquanto, mais uma vez, a rotulagem semáforo não foi eficaz.

Por fim, para a terceira tarefa, os consumidores foram solicitados a identificar quais alimentos apresentavam excesso de açúcar, gorduras saturadas e sódio. Para esta tarefa, a rotulagem octogonal foi nove vezes mais eficaz do que a rotulagem controle. A rotulagem de lupa cerca de seis vezes mais eficaz e a rotulagem de semáforo foi cerca de 3,5 vezes mais eficaz.

De acordo com o diretor do departamento de doenças não transmissíveis e saúde mental da OPAS, Dr. Anselm Hennis, esse estudo mostrou claramente que os rótulos octogonais funcionam melhor para ajudar as pessoas a identificar e escolher alimentos mais saudáveis.

Fonte: Food Beverage Insider


Notícias relacionados



Telefones:

Atendimento:

11 97156-1911

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter: