Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


SOFTGELS: entre tradição e tendência

Conforme a população mundial envelhece e continuamos a lidar com a Covid-19, os consumidores preocupados com a saúde exigem formatos de dosagem que sejam fáceis de usar, engolir e convenientes.

As cápsulas moles, também conhecidas como softgels, têm uma longa história como forma de dosagem oral confiável e estável. Para a entrega de medicamentos que salvam vidas, minerais, vitaminas ou outros ingredientes saudáveis por meio de suplementos, esses formatos multifuncionais permitem dosagem confiável, portabilidade e alta conformidade do consumidor. Especificamente, cápsulas moles são cápsulas hermeticamente seladas que contêm formulações de enchimento líquidas ou semissólidas. Ao contrário das cápsulas, as cápsulas moles são enchidas ao mesmo tempo que a cápsula é produzida.

As cápsulas moles de gelatina funcionam bem na maioria dos ambientes. Mas, com mais e mais consumidores evitando produtos provenientes de ingredientes de origem animal, as cápsulas vegetarianas se tornaram cada vez mais populares. Como consequência, muitos fabricantes de cápsulas moles estão examinando os prós e os contras do uso de gelatina ou alternativas vegetarianas em cápsulas moles. Para dar uma olhada mais de perto, vamos examinar vários aspectos do processo de fabricação da cápsula mole.

Então, quais são as opções de matéria-prima para os fabricantes de cápsulas? Para começar, existe - é claro - a gelatina, que é derivada do colágeno natural de animais como porcos, gado ou peixes. É a proteína mais abundante em mamíferos e constitui cerca de 25% a 35% do conteúdo de proteína de todo o corpo. A gelatina consiste apenas em proteínas (colágeno), água e sal mineral. O processo de fabricação não envolve etapas sintéticas, tornando a gelatina um alimento natural sem o número E. A gelatina também está disponível nas variedades Kosher e Halal.

Existem algumas opções de ingredientes, como alginatos (alga marrom), amidos modificados (incluindo batata, milho ou mandioca) ou carragena (alga vermelha), que podem ser usados em formulações de cápsulas veganas ou vegetarianas. Mas, em comparação com a gelatina, todas essas variantes têm um número E.

Olhando para o processo de fabricação, a primeira coisa que se percebe é que as cápsulas moles de gelatina e suas contrapartes vegetarianas são produzidas usando técnicas semelhantes: para ambas, o mesmo processo de encapsulamento por matriz rotativa é usado. No entanto, em um exame mais detalhado, fica claro que há uma série de diferenças fundamentais. Por exemplo, embora a variabilidade de lote para lote seja minimizada ao usar gelatina e carragenina, isso pode ser um problema com o amido modificado. A moldagem do filme pode ser lenta (e mais complexa) com ingredientes à base de amido e a carragena requer o uso de um sistema de mistura específico, que a gelatina e os amidos modificados comuns não precisam.

A gelatina é comparativamente sensível ao calor, mas é compatível com equipamentos de fabricação convencionais, incluindo vasos, mangueiras, caixas de propagação, tambores de resfriamento, calços de aquecimento e rolos de molde. Por outro lado, o processamento da carragenina envolve um design de caixa espalhadora de encapsulamento especial e requer uma etapa de cura. As cápsulas vegetarianas, em comparação com as cápsulas moles de gelatina, também apresentam problemas de mistura e transferência devido as suas viscosidades mais altas. No entanto, problemas tradicionais, como maciez, vazamento do invólucro da cápsula e má dissolução, foram amplamente superados.

De uma perspectiva de custo, a carragenina ou matérias-primas de amido modificado são geralmente mais caras do que a gelatina. Além disso, cápsulas vegetarianas ou veganas são conhecidas por exigirem temperaturas de processamento mais altas e tempos de secagem mais longos, o que resulta em maior consumo de energia e, portanto, novamente, em custos de fabricação maiores. Além disso, as temperaturas de processamento mais altas podem frequentemente afetar adversamente as formulações de enchimento sensíveis.

Com relação ao conteúdo da cápsula de gel, seja para aplicações farmacêuticas, de saúde ou de nutrição, há um desafio ao qual as cápsulas de gelatina são frequentemente associadas: certos tipos de preenchimentos reativos e condições de armazenamento extremamente quentes ou úmidas podem causar a reticulação da gelatina na cápsula. Como consequência, uma cápsula mole de gelatina pode se tornar cada vez menos solúvel com o tempo, o que resulta em perfis de dissolução e liberação de enchimento mais longos. Este é um problema que também ocorre com as alternativas vegetarianas. Mas, não se preocupe, a GELITA oferece uma solução para os fabricantes que ainda desejam usar formas de entrega de gelatina para preenchimentos reativos. Com a GELITA® RXL, a empresa introduziu um portfólio inovador de gelatina que reduz significativamente a reticulação intermolecular. O que também é especialmente importante para consumidores e fabricantes é que eles devem ser resistentes, elásticos e também fusíveis. Essas são propriedades que podem ser observadas na gelatina, mas estão ausentes nas cápsulas de polímero vegetal.

Portanto, após esta curta excursão ao mundo das cápsulas, uma coisa parece certa: não existe uma resposta perfeita. Quando se trata da seleção da matéria-prima, muitos fatores devem ser levados em consideração. Em suma, as cápsulas moles de gelatina são comprovadas, bem testadas, mais baratas de fabricar e completamente naturais. Alternativas vegetarianas pontuam com consumidores vegetarianos ou veganos e funcionam bem com recheios altamente reativos.

Fonte: Blog Gelita




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001