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Tendências de investimentos disponíveis para 2021

Em 2021, as tendências de consumo desencadeadas pela pandemia do Coronavírus devem continuar, impulsionando mais inovação na produção e distribuição de alimentos. As startups que lidam com questões-chave na cadeia de abastecimento estão atraindo a atenção dos investidores, segundo Anne Greven, chefe de inovação em alimentos e agronegócio do Rabobank. “A pandemia expôs fundamentalmente a fragilidade do sistema alimentar. Como resultado, realmente ajudou a validar a necessidade de inovação e investimento real. Quer fosse investimento direto corporativo ou fundos de risco especiais, vimos muito mais dinheiro sendo direcionado para empreendedores que estão realmente resolvendo grandes problemas no sistema alimentar”, disse Greven.

A atividade de negócios se acelerou conforme o impacto do surto inicial se estabilizou. Em 2020, o financiamento para startups de alimentos e bebidas aumentou 75% ano a ano, para US$ 5,6 bilhões, de acordo com Jake Matthews, analista sênior de inteligência da CB Insights. “A pandemia da Covid-19 acelerou drasticamente o investimento na área de alimentos e bebidas. As empresas de proteínas alternativas têm sido o maior impulsionador dessas tendências, à medida que a sustentabilidade e a resiliência da cadeia de fornecimento ganham maior foco”, disse Matthews.

As alternativas à base de carne vegetal ganharam força durante a pandemia, à medida que doenças generalizadas de trabalhadores em fábricas de processamento de carne levaram à escassez temporária de carne bovina, suína e de aves. Pouco mais da metade dos consumidores americanos e europeus experimentaram carne vegetal desde o início do surto, e 63% deles tornaram-se usuários recorrentes, de acordo com uma pesquisa do UBS. “A percepção do consumidor é que ter uma dieta baseada em vegetais é mais saudável e melhor para o meio ambiente. Ainda acho que há espaço para proteínas alternativas de boa qualidade que atraem o consumidor”, disse Greven. “2021 será um ano revolucionário para a fermentação de carne em cultura e proteína. Veremos mais investimento e maior comercialização desses produtos de proteína alternativa no ano que vem”, disse Matthews.

Para Bennett Cohen, sócio da Piva Capital, a expectativa é de que os frutos do mar alternativos sejam a próxima onda no movimento da carne limpa, recuperando o investimento em 2021 e nos próximos anos. “Devido à tração contínua em alternativas de carne de origem vegetal para porco, frango e carne bovina, será cada vez mais difícil para as startups se diferenciarem e se destacarem em um mercado lotado. No entanto, ainda há espaço para novas tecnologia de alimentos no setor de frutos do mar, onde as startups têm mais oportunidades de possuir uma categoria de produto, como camarão, salmão ou caranguejo”, disse Cohen.

Vários especialistas esperam ver um aumento do investimento em tecnologias que automatizam a produção e entrega. Julia Reichelstein, investidora da Piva Capital, prevê aumento nas soluções de rastreabilidade de alimentos à medida que os consumidores demandam produtos mais sustentáveis, com as mudanças climáticas cada vez mais prioritárias. “Por causa dessa demanda, novas empresas de tecnologia com recursos avançados de rastreamento inteligente e análise de dados irão surgir, trabalhando com fazendeiros e fornecendo inteligência alimentar direta aos consumidores, restaurantes e supermercados. Embora possa não ser viável colocar um adesivo biométrico em cada fruta ou vegetal, novas soluções inovadoras, como o bio-rastreamento comestível, podem trazer grandes avanços, reduzindo os custos e aumentando o uso. Espere ver um aumento no financiamento para as startups que podem resolver esse desafio de rastreabilidade de alimentos em maior escala em 2021”, acrescenta.

Em 2021, espera-se que os produtos de saúde e bem-estar ganhem maior relevância à medida que os consumidores continuam buscando marcas de alimentos e bebidas que promovam benefícios de imunidade, relaxamento e alívio do estresse. “Como a crise atual da pandemia continua a introduzir mais estresse e ansiedade em nossas vidas, o bem-estar da saúde mental se tornará uma prioridade-chave para as empresas de alimentos em 2021. A demanda do consumidor por alimentos e bebidas saudáveis que podem melhorar o humor, a imunidade e a saúde mental em geral terá um aumento sem precedentes”, disse Jonathan Hua, investidor da Scrum Ventures.

A popularidade dos ingredientes funcionais pode continuar a aumentar mesmo após o desaparecimento da Covid-19. Segundo Greven, o envelhecimento da população de boomers impulsionará a demanda.




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