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Tendências em prebióticos

Os ingredientes prebióticos estão em alta, impulsionados pela pandemia da Covid-19, que colocou mais foco na prevenção e imunidade. “Mesmo antes da Covid-19, os consumidores já estavam cuidando mais ativamente da sua saúde. Esse interesse só aumentou com o tempo e a demanda por prebióticos está crescendo em resposta”, disse Vicky Davies, diretora de Marketing Global de Desempenho, Nutrição Ativa e Médica da FrieslandCampina Ingredients.

Os consumidores preocupados com a saúde estão aumentando a demanda por alimentos enriquecidos com fibras que promovem a saúde intestinal e oferecem uma abordagem holística da imunidade. “Devido a imagem saudável dos prebióticos, como a inulina da chicória, as pessoas que trabalham em casa estão ajudando a área de snacks saudáveis a crescer. Os restaurantes fechados estão resultando em maiores vendas no varejo e vimos um aumento considerável na demanda por prebiótico de inulina de chicória”, disse Paul Vennik, diretor de Marketing e Vendas da Sensus.

Para Julie Impérato, gerente de Marketing da Nexira, o mercado prebiótico está crescendo graças a diferentes drivers. “Os consumidores estão cientes de que muitos benefícios à saúde passam por uma microbiota equilibrada. E a saúde digestiva está frequentemente associada à imunidade graças a ligação com a barreira intestinal”.

Os consumidores bem informados de hoje preferem produtos que ofereçam benefícios com base científica. Preferem cada vez mais soluções como os prebióticos, que oferecem suporte a uma abordagem holística da saúde, oferecendo benefícios combinados e demonstrados em uma única porção”, explica Davies, da FrieslandCampina Ingredients.

Muitos participantes da indústria estão formulando fibras para a área de fortificação e suplementos alimentares, atendendo a demandas como redução de açúcar e saúde intestinal.

Segundo Davies, a FrieslandCampina Ingredients está “liderando o caminho”, com o galactooligossacarídeo (GOS). “O GOS é uma mistura complexa de mais de 100 estruturas de oligossacarídeos. É derivado da lactose do leite de vaca e conhecido por seu efeito prebiótico. Tem sido um ingrediente básico da fórmula do leite infantil em todo o mundo por décadas, e o próprio GOS da FrieslandCampina Ingredients é uma das formas mais estudadas do ingrediente no mundo. Agora, estamos trazendo o GOS para o mercado de nutrição de adultos com a nossa linha de soluções de ingredientes direcionados Biotis, projetada com as necessidades do consumidor. Em 2020, introduzimos o Biotis Gut Health, que aproveita o GOS para apoiar o conforto digestivo; seguido pelo Biotis Brain Health, que combina GOS com proteínas e micronutrientes para apoiar um sono de melhor qualidade”, relata.

Davies também observa que há mais por vir nesse espaço, à medida que o potencial do GOS para diferentes áreas da saúde está sendo explorado.

Nesse mesmo campo, a Sensus oferece a inulina da raiz de chicória e está na vanguarda no fornecimento de evidências clínicas sobre os seus benefícios. “Existem numerosos estudos que demonstram o efeito bifidobacteriano de bebês a idosos, o que está fortemente subjacente a um intestino saudável e bem-estar. A inulina da chicória é o único prebiótico vegetal reconhecido pela Associação Científica Internacional de Probióticos e Prebióticos (ISAPP)”, afirma Vennik.

A Galam, sediada em Israel, lançou recentemente o GOFOS, um ingrediente de fibra com baixa atividade de água, projetado para maior estabilidade e vida útil mais longa de produtos simbióticos (misturas de prebiótico e probióticos). “Também estamos desenvolvendo formulações para a indústria de gomas nutracêuticas. As soluções da Galam fornecerão aos fabricantes de gomas um método eficaz para aplicar fibra prebiótica em seus produtos e reduzir o açúcar ao mesmo tempo”, disse o vice-presidente de Vendas da Galam, Itay Vilder.

A Nexira oferece dois ingredientes prebióticos: acácia prebiótica (inavea Acácia Pura) e a recém-lançada mistura de baobá e acácia (inavea Baobab Acácia).

Os fabricantes de prebióticos estão se dirigindo aos consumidores que entendem que a prevenção é a melhor forma de tratamento. Esse é um grupo diversificado, com uma grande variedade de preferências de consumo, unidas por uma crença comum de que cuidar da saúde deve ser fácil e agradável. “Os consumidores desejam produtos que sejam naturais, convenientes e fáceis de incorporar em sua dieta e estilo de vida. Vemos um interesse crescente em suplementos e alimentos funcionais, mas uma grande área de crescimento são as bebidas, como as RTDs (bebidas prontas para beber)”, observa Davies, complementando que as RTDs são uma opção atraente, especialmente para consumidores que sofrem de problemas de saúde digestiva, por serem produtos fáceis de se incorporar na dieta.

De acordo com dados da Innova Market Insights, os suplementos foram a categoria mais dinâmica para aplicações de fibra entre 2019 e 2020, com quatro mil novos produtos posicionados com saúde digestiva/prebióticos.

No entanto, as alternativas de iogurte e laticínios estão crescendo e muitos lançamentos foram vistos no mercado durante o mesmo período. “Quando falamos em prebióticos, podemos abordar dois perfis de consumidores: os que tomam suplementos são mais acostumados com os probióticos há vários anos e buscam mais sofisticação, como produtos direcionados a cepas específicas”, disse Impérato, da Nexira. Em contraste, os consumidores de regimes diários consideram a saúde intestinal um componente regular da sua dieta diária. Esses consumidores procuram produtos fáceis de transportar no seu dia-a-dia e convenientes. “Assim, os segmentos de mercado que oferecem prebióticos são principalmente barras, pós e laticínios, como iogurtes bebíveis”, acrescenta.

Fonte: Food Ingredients First




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