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Tendências que moldam a inovação clean label em panificação e snacks

O movimento clean label continua a ser uma das tendências mais influentes no desenvolvimento de produtos. Os consumidores estão prestando mais atenção aos rótulos dos ingredientes e estão cada vez mais cautelosos com conservantes e aditivos artificiais destinados a melhorar o sabor, a aparência ou o prazo de validade de um produto.

Existem três tendências principais que estão moldando a inovação de rótulos limpos: preocupação com a saúde e o meio ambiente; preferência por frutas e vegetais; e flexibilidade de ingredientes liofilizados.

Apesar do foco crescente em rótulos limpos, não é um termo científico. As percepções dos consumidores sobre o que significa rótulo limpo são subjetivas, mas normalmente se concentram em simplicidade, os consumidores veem ingredientes reconhecíveis como naturais e mais saudáveis; transparência, os consumidores desejam que as marcas sejam transparentes sobre os seus processos de fabricação, sendo os alimentos minimamente processados normalmente percebidos como mais limpos e naturais; e rastreabilidade, cujas considerações éticas e ambientais estão desempenhando um papel mais importante nas decisões de compra de alimentos dos consumidores, os quais querem saber se os seus alimentos são de fontes sustentáveis.

A preferência por rótulos clean label está influenciando as compras em categorias tradicionalmente indulgentes, nas quais o sabor tem sido historicamente o principal motivador. Agora, os consumidores buscam uma forma de saciar-se sem culpa, mostrando preferência por produtos com rótulo mais simples e ingredientes totalmente naturais. No entanto, os consumidores não estão dispostos a comprometer o apelo visual ou o sabor, portanto, o maior desafio para as equipes de desenvolvimento de novos produtos é encontrar ingredientes que possam apoiar um rótulo limpo e, ao mesmo tempo, oferecer um ótimo sabor. Os consumidores estão mais interessados em frutas e vegetais que apresentam nutrientes que aumentam a imunidade. Há uma forte demanda por frutas com alto teor de vitamina C, como laranja e framboesa, enquanto os vegetais populares incluem espinafre, pimenta vermelha e batata doce roxa, devido as suas cores vibrantes, propriedades de superalimento e perfis de sabor versáteis.

Embora as frutas e vegetais continuem a desempenhar um papel vital no desenvolvimento de novos produtos, sempre há a questão do desperdício de alimentos. Ao mesmo tempo, as equipes de P&D desejam ingredientes que tornem a formulação mais fácil sem sacrificar a integridade do produto. Também precisam de ingredientes que não contenham aditivos, mas que mantenham a cor natural e o sabor autêntico e tenham uma longa vida útil. Ingredientes liofilizados apresentam a solução perfeita para esses desafios. Não apenas atendem as expectativas dos consumidores por ingredientes de rótulos mais saudáveis e limpos, mas também fornecem aos fabricantes uma maneira versátil de adicionar sabor e cor naturais. Frutas e vegetais liofilizados são fáceis de usar e podem ser armazenados em temperatura ambiente, o que é um benefício importante para panificação, com espaço limitado de armazenamento refrigerado. Como têm uma vida útil longa, podem até ajudar os fabricantes a reduzir o desperdício de alimentos.

Fonte: Bakery and Snack




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