Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Uma abordagem holística para a saúde e o bem-estar dos alimentos funcionais

À medida que os consumidores se tornam mais conscientes da relação entre saúde e nutrição, aumenta a demanda por alimentos funcionais que beneficiem o bem-estar físico ou mental. Segundo a Euromonitor International, os alimentos fortificados e funcionais registraram crescimento de 1%, chegando a US$ 168,1 bilhões em 2019, com um crescimento esperado de 2% entre 2019 e 2024.

Além da funcionalidade, a origem natural é outro aspecto que o consumidor considera ao se alimentar de forma saudável. Como resultado, muitos consumidores estão obtendo nutrientes funcionais dos alimentos ao invés dos suplementos, que são considerados artificiais. De acordo com a Pesquisa de Saúde e Nutrição da Euromonitor International 2020, metade dos entrevistados globais selecionou alimentos ao invés de suplementos como a sua fonte de vitaminas e nutrientes.

Saúde intestinal e suporte imunológico são os dois temas emergentes no conceito de alimento como medicamento. A saúde intestinal tem sido um problema para quase um quarto dos consumidores globais que sofrem de má digestão, de acordo com a Pesquisa de Saúde e Nutrição 2020 da Euromonitor International, enquanto o suporte imunológico ganhou ainda mais destaque devido a pandemia da Covid-19.

Os probióticos se tornaram um ingrediente fundamental para a saúde intestinal e agora são usados não apenas em laticínios, mas em diferentes categorias de alimentos, incluindo snacks. Nesse sentido, a Nestlé lançou uma linha de snacks com recheio de iogurte sob a marca GoodBe, com a indicação “contendo probióticos” na parte frontal da embalagem.

O suporte imunológico se beneficia do fato de que um número crescente de consumidores está adotando uma abordagem holística em relação a saúde, aumentando a demanda por produtos que oferecem benefícios preventivos. Espera-se que essa tendência mantenha a proeminência pós-Covid-19, conforme os consumidores se tornem mais conscientes e cautelosos sobre infecções virais e optem por dietas compostas por alimentos com nutrientes que ajudam a aumentar a imunidade.

Para os consumidores ocupados de hoje, os alimentos que oferecem nutrientes saudáveise benefícios funcionais adicionais para lidar com problemas relacionados ao bem-estar físico e mental estão em alta. Energia, sono, humor e foco cognitivo estão surgindo como necessidades-chave para focar e posicionar os alimentos para ajudar a melhorar a qualidade de vida.

Apesar de ser fortemente dominado por laticínios, os alimentos fortificados e funcionais têm um grande número de aplicações em diferentes categorias, incluindo confeitaria. De acordo com a Euromonitor International, as vendas globais de confeitos fortificados e funcionais alcançaram US$ 11,9 bilhões em 2019, impulsionadas pelo chocolate fortificado/funcional, que registrou 4% de crescimento global em 2019.

Os consumidores estão olhando além da indulgência e, nesse contexto, os produtos que oferecem benefícios funcionais que atendem a diferentes necessidades estão ganhando força. Os fabricantes estão desenvolvendo produtos inovadores voltados para um problema específico de saúde física ou mental.

Nos Estados Unidos, a The Whole Coffee desenvolveu um novo tipo de produto para energia, as barras de café. A empresa transformou um grão de café em formato comestível de três maneiras diferentes. Café Nudge, nas versões tabletes de chocolate, bombas de café para snacks e manteiga de café. Com 100% de conteúdo de grãos de café inteiros, esses produtos oferecem não apenas uma experiência sensorial, mas também o impulso de energia necessário no mundo agitado de hoje. Outro exemplo é o de uma empresa com sede no Reino Unido, a Blockhead, que tem um produto chamado Energy Gum, contendo cafeína para aumentar a energia.

A Pesquisa de Saúde e Nutrição 2020 da Euromonitor International mostrou uma forte conexão entre estresse e dificuldades para dormir. Quase 40% dos entrevistados globais com altos níveis de estresse têm dificuldade para adormecer e mais da metade dos entrevistados com altos níveis de estresse ainda se sentem cansados ao acordar. Além disso, espera-se que o impacto adverso da Covid-19 aumente os fatores de estresse. Como resultado, espera-se que os lanches noturnos que oferecem ajuda para dormir ganhem ainda mais destaque, apoiados pelas inovações de players internacionais. Por exemplo, em 2019, a marca Goodnight, apoiada pela Nestlé, lançou produtos de chocolate amargo feitos com ingredientes para auxiliar e ajudar a mitigar os problemas do sono.

Como o estresse afeta muitas vidas, os consumidores procuram uma maneira natural de relaxar. Os alimentos embalados ganham força para atender a essa demanda e a confeitaria é uma das categorias que se destacar pela praticidade que oferece. O produto Calm Mint da marca Blockhead, que contém ingredientes para acalmar a mente e promover o relaxamento, é um bom exemplo.

A Pesquisa de Saúde e Nutrição 2020 da Euromonitor International também revela que mais da metade dos entrevistados globais estão preocupados com problemas de memória. Além dessas preocupações, cada vez mais consumidores buscam auxílio para o enfoque cognitivo e para um melhor desempenho em sua vida profissional. Como resultado, está se tornando uma área de crescimento para alimentos funcionais, sendo que o chocolate está emergindo como um tipo de produto com inovações que atende a esse tipo de necessidade específico. Um exemplo recente é o da empresa japonesa Asahi, que lançou o Oishiku Tokeru Chocolat em 2019, visando a saúde cognitiva para trabalhadores de escritório. Já a Peak Cholate é uma startup que trouxe nootrópicos (impulsionadores do cérebro) para a área dos snacks com três produtos: Peak Active, Peak Focus e Peak Rest, que visam energia, foco cognitivo e sono, respectivamente.

Fonte: Natural Product Insider




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001