Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

Como os ingredientes têm mudado o caminho da redução de açúcares?

Sustentabilidade, origem natural e componentes reconhecidos lideram as tendências neste mercado


De acordo com pesquisa da Ingredion, 86% dos entrevistados no Brasil dizem que é importante limitar o consumo de açúcar em alimentos e bebidas

A diminuição do consumo de açúcar e calorias é uma questão que está na agenda dos consumidores no Brasil e no mundo. De acordo com uma pesquisa da Ingredion, líder global de soluções em ingredientes de origem natural, 86% dos entrevistados no Brasil dizem que é importante para a sua saúde, limitar o consumo de açúcar em alimentos e bebidas.

O cenário tem impactado mudanças nas escolhas e prioridades de alimentos e bebidas, além de transformações nas indústrias. Nos últimos cinco anos (2018-2022), em mapeamento realizado entre a Ingredion e a Innova, observa-se que a categoria de bebidas obteve um crescimento de 47% no lançamento de produtos com redução de açúcares e calorias, seguida pelos setores de nutrição esportiva (22%) e panificação (20%). Já a presença de Stevia em novos produtos registrou um crescimento de 16% neste mesmo período, acompanhada por sua popularidade e aumento da demanda como adoçante de origem natural de baixa caloria.

Com um extenso portfólio de edulcorantes, entre eles a Stevia, a Ingredion oferece diversas soluções ao mercado para redução de açúcares. A Stevia é um edulcorante de origem natural, que pode integrar uma dieta balanceada para reduzir a ingestão de açúcar adicionado sem sacrificar o sabor. Estima-se que o componente tem o poder de adoçar 200 a 300 vezes mais que o açúcar comum, podendo ser utilizado para substituir esse ingrediente em diversos produtos.

“Quando falamos em dosagem de uso, precisamos de uma quantidade mínima de Stevia para entregar dulçor. Outros ingredientes, como fibras solúveis, xaropes especiais e polióis trarão a funcionalidade tecnológica do produto”, destaca Rafaela Manso, líder regional da Plataforma de Redução de Açúcares da Ingredion. A especialista afirma que a combinação da Stevia com essas outras tecnologias consegue substituir completamente o açúcar recompondo os seus atributos.

Inovações recentes na produção de Stevia também mostram que os adoçantes derivados deste componente superam o açúcar em várias métricas de sustentabilidade, como escassez de água, geração de gases, energia e uso da terra. Esta alegação foi verificada por meio de uma análise de ciclo de vida encomendada pela Ingredion, que rastreou os impactos climáticos de várias tecnologias de Stevia - Reb A e Reb M por extração das folhas, Reb M por bioconversão e Reb M por fermentação da cana-de-açúcar.

Outros produtos são ferramentas atrativas para a redução de açúcares, como é o caso dos xaropes especiais com menor teor de açúcares. Isso porque recompõem propriedades tecnológicas importantes de forma simples e com menor impacto em custo.

Sabemos que há uma série de desafios pela frente. A Ingredion está trabalhando continuamente para atender ao paladar do consumidor na redução de açúcares e ainda assim, entregar um portfólio que atenda às qualidades e expectativas dos produtos na indústria de alimentos e bebidas.



www.ingredion.com








Artigos relacionados



Envie um artigo



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001