Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU
MÍDIA KIT 2021
Download
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

As garrafas de papel estão chegando, acredite se quiser!

Ripley's Believe It or Not! (Acredite se Quiser, no Brasil) era originalmente uma coluna publicada em centenas de jornais em todo o mundo, apresentando fatos tão inusitados e inacreditáveis que o leitor poderia questionar suas alegações. Mais tarde foi também apresentado como um programa de televisão, produzido pela rede americana ABC e apresentado pelo ator Jack Palance.

Desenvolver embalagens ecológicas para bebidas não é fácil. O vidro é reciclável e feito de materiais naturais, mas também é quebrável e pesado, o que torna o seu transporte menos sustentável. O plástico, é claro, é mais leve e durável, mas é falho sobre outros pontos de vista ambientais. O alumínio também tem crescido em popularidade, mas alguns especulam que o Santo Graal seria uma garrafa de papel. Claro, qualquer um que deixou uma embalagem de papelão na chuva irá discordar e observar que papel e líquido nem sempre se misturam. No entanto, isso está começando a mudar.

Então, acreditem se quiserem, marcas famosas como Coca-Cola, Carslberg, Absolute, Johnny Walker e outras, estão trabalhando arduamente para lançarem suas bebidas em garrafas de papel.

PabocoTM, Paper Bottle Company. Iniciada em 2019, a Paboco é uma joint venture entre o desenvolvedor de materiais de embalagem de papel BillerudKorsnäs AB e o especialista mundial em embalagens plásticas, Alpla GmbH & Co KG; criado a partir do especialista em startup e inovação EcoXpac. Os negócios e operações envolvem colaborações com os principais especialistas, em vários países europeus. A iniciativa inclui quatro grandes parceiros: The Carlsberg Group, The Absolut Company (Pernod Ricard), L'Oréal e Coca-Cola. Embora haja uma certa sobreposição nas pesquisas, as empresas estão lidando com bebidas e produtos diferentes. Assim, a tecnologia abrangente é a mesma, mas as soluções individuais são diferentes; além disso, os pontos de partida e objetivos podem ser diferentes. No entanto, um ponto onde a comunidade está trabalhando muito junta é o complicado revestimento plástico dentro da garrafa, que atualmente ainda é necessário para conter o líquido. É o maior desafio! Isso requer novas tecnologias e o grupo está analisando várias opções diferentes.

Essa junção de esforços de pesquisa permite aos seus parceiros serem capazes de se mover mais rapidamente, porque juntam seus recursos, suas experiências, tendo, assim, mais impulso para avançarem ainda mais rápido do que conseguiram sozinhos, individualmente, nos últimos anos.

A garrafa de papel deve não somente atender a padrões de qualidade muito elevados, porque deve manter as bebidas frescas por meses, mas, ao mesmo tempo, precisa garantir que essa próxima iteração da garrafa de papel permaneça reciclável.

Carslberg Group. Já trabalha faz um certo tempo no seu projeto Green Fibre Bottle, com o objetivo de reduzir a quantidade de plástico usado em suas embalagens, e o consequente lixo plástico. Apresentou em outubro passado dois protótipos: as primeiras garrafas de cerveja de papel do mundo. Os dois protótipos são feitos de fibra de madeira de origem sustentável e têm uma barreira interna para permitir que contenham cerveja. Um protótipo usa um filme de polímero plástico PET reciclado, fino, e o outro um filme de polímero plástico PEF de base 100% biológica. Trata-se de um grande passo, sem dúvida nenhuma, mas... o plástico continua presente!

A ambição da empresa é, eventualmente, criar uma garrafa 100% biológica, sem polímeros, um objetivo que faz parte dos objetivos mais amplos de sustentabilidade da Carlsberg para atingir zero emissões de carbono em suas cervejarias e reduzir em 30% a pegada de carbono global até 2030, em comparação a linha de base de 2015.

Myriam Shingleton, Vice President Product Development do Grupo Carlsberg, declarou na ocasião do lançamento: “Embora ainda não estejamos completamente lá, os dois protótipos são um passo importante para a realização de nossa ambição final de trazer essa inovação para o mercado. A inovação leva tempo e continuaremos a colaborar com os principais especialistas para superar os desafios técnicos remanescentes, assim como fizemos com nosso Snap Pack (pack de lata de cerveja sem filme plástico)", completou. No ano passado, a Carlsberg lançou um novo Snap pack que contém seis embalagens de latas com “tecnologia” de cola, em vez de embalagens de plástico, alegando reduzir o plástico em até 76% no pacote de seis.

Um dos desafios que a Carlsberg ainda enfrenta em seu sonho de garrafa de papel é garantir que a sua bebida gaseificada ainda seja “provavelmente a melhor cerveja do mundo”, quando servida em garrafa de papel. “Queremos ter certeza de que o consumidor experimentará a melhor cerveja, então, a qualidade é a chave aqui”, disse Shingleton. Os testes ainda estão em andamento para ver quanto tempo a cerveja pode ser armazenada nas garrafas de papel, sendo a meta de um a dois meses.

Coca-Cola. A Coca-Cola revelou recentemente o seu primeiro protótipo de garrafa de papel. O protótipo consiste em um invólucro de papel, mas ainda usa um vedador de plástico e um forro de plástico para conter o líquido (ambos sendo usados de plástico reciclável, 100% reciclado). Ainda tem plástico! O objetivo continua sendo a criação de uma garrafa que não necessita mais desse revestimento plástico.

A garrafa está sendo desenvolvida no laboratório de inovação da Coca-Cola em Bruxelas, na Bélgica. Na ocasião de sua apresentação, Stijn Franssen, EMEA R&D Packaging Innovation Manager da Coca-Cola, disse: “Nossa visão é criar uma garrafa de papel que possa ser reciclada como qualquer outro tipo de papel, e este protótipo é o primeiro passo no caminho para alcançar isso. Uma garrafa de papel abre todo um novo mundo de possibilidades de embalagem e estamos convencidos de que a embalagem de papel... tem um papel a desempenhar no futuro”.

A Coca-Cola ainda observa que uma garrafa de papel deve obedecer aos mais altos padrões de segurança e qualidade - assim como qualquer outro tipo de embalagem de alimentos.

Essa garrafa deve ser submetida a testes abrangentes de laboratório para ver como se comporta na geladeira, quão resistente é e como protege as bebidas dentro dela.

Também deve ser estudado como os consumidores reagirão a essa garrafa de papel, quando e onde poderá ser vendida e como poderá ser reciclada. Ainda tem trabalho pela frente!

Então, quando veremos essa garrafa de papel nas prateleiras?

O protótipo revelado em outubro passado é apenas uma etapa do processo e a Coca-Cola não se comprometeu, nem estipulou uma data para a nova garrafa chegar às prateleiras para o consumo de massa.

Atualmente, a intenção é avaliar esta tecnologia para um amplo portfólio de bebidas, incluindo bebidas destiladas e carbonatadas ou não. No entanto, nesta fase, o projeto está evoluindo a cada dia e é muito cedo para falar sobre detalhes.

Johnnie Walker (Diageo). A Diageo Plc., com sede em Londres, Reino Unido, é a maior fabricante de bebidas destiladas do mundo, comercializando seus produtos para mais de 180 países. Foi fundada em 1997, após a fusão da irlandesa Guinness Plc. e da britânica Grand Metropolitan. A empresa, dona de marcas como Smirnoff (a Vodka mais vendida do mundo) e o Johnnie Walker (o uísque mais distribuído em todo o mundo), e muitas outras, também está na corrida das garrafas de papel!

Mas agora, a Johnnie Walker está procurando levar as coisas para o próximo nível. A Diageo anunciou planos para lançar o famoso uísque escocês no que é anunciado como a primeira garrafa de bebidas destiladas 100% livre de plástico, feita inteiramente de papel, derivada de fontes de madeira sustentáveis.

A nova garrafa de Johnnie Walker está programada para estrear até o início de 2021; é fruto de uma nova parceria da companhia com a Pilot Lite, empresa de venture management, para lançar a Pulpex Limited, companhia de tecnologia de embalagens sustentáveis. A partir daí, a Diageo explica que a Pulpex já estabeleceu um consórcio de empresas líderes mundiais em categorias não concorrentes, incluindo Unilever e PepsiCo, com mais parceiros previstos para serem anunciados até o final do ano, todos planejando lançar suas próprias garrafas de papel, com base no design e tecnologia da Pulpex Limited, em 2021

A próxima garrafa Pulpex Limited- que pode ser produzida em uma variedade de formatos para se adequar a diferentes produtos líquidos - é anunciada como uma scalable paper-based bottle que não contém plástico e é feita de polpa de origem sustentável para atender aos padrões de segurança alimentar e será totalmente reciclável em fluxos de resíduos padrão.

Com esse tipo de inovação, a grande questão é sempre o que impede que os líquidos degradem o papel com o tempo. Sem surpresa, a Diageo foi um pouco tímida quando pressionada pelos detalhes de suas descobertas potencialmente revolucionárias. Obviamente, a Diageo, também dona da famosíssima marca de cerveja Guinness, acompanha de perto os progressos da Carlsberg, e pretende ser a primeira a lançar a cerveja em garrafa de papel no mercado.

Mas, voltando ao uísque, o que não está totalmente claro é qual porcentagem dos produtos de Johnnie Walker será transferida para garrafas de papel ou em quais mercados a nova garrafa de papel será vendida.

Conclusões. Believe it or not, a garrafa de papel não se destina a substituir a garrafa de vidro, mas sim a dar aos consumidores uma escolha. A ambição com a garrafa de papel é ter uma pegada de C02 tão baixa quanto a melhor atual, que é a garrafa de vidro recarregável.

O problema a resolver continua sendo a eliminação do polímero, que serve de barreira dentro da garrafa de papel. As empresas querem oferecer aos consumidores um novo tipo de embalagem inovador que reduza nossa dependência de recursos baseados em combustíveis fósseis e, portanto, não renováveis!

Michel A. Wankenne

Editor-in-Chief




Envie um artigo



Telefone:

11 3628-6931       11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001