Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU
MÍDIA KIT 2021
Download
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

Bebidas com peptídeos bioativos de colágeno Peptan®: múltiplos benefícios para sua saúde

O consumo de bebidas funcionais tem crescido muito no Brasil e no mundo em função da busca constante do consumidor por benefícios ligados à saudabilidade, além de atributos como sabor e conveniência.

O colágeno hidrolisado ou peptídeos de colágeno são muito interessantes para aplicação em bebidas, pois conferem esses quesitos, facilitando o desenvolvimento de produtos inovadores, os quais atendem aos desejos dos consumidores atuais por bebidas funcionais.

De acordo com o Innova Market Insights(1), o número de lançamento de bebidas com colágeno mais do que dobrou entre os anos de 2015 e 2019 globalmente, mostrando o aumento do interesse do consumidor por bebidas contendo o ingrediente.

Ainda segundo a Innova Market Insights(1), uma em cada cinco novas bebidas lançadas em 2019 mundialmente foram classificadas como bebidas funcionais, ou seja, apresentando pelo menos um benefício ativo para a saúde. Dentre os dez principais benefícios ativos para a saúde, aparecem a adição de proteína, esportes & recuperação, beleza da pele e saúde óssea, segmentos onde os peptídeos de colágeno Peptan® têm benefícios comprovados, os quais discutiremos a seguir. Esses benefícios, juntamente com atributos tecnológicos e sensoriais do produto, levam os peptídeos de colágeno Peptan® a ser um dos ingredientes de escolha preferencial no desenvolvimento de bebidas funcionais.

Obtenção de Peptan®

O colágeno é uma importante proteína presente na pele, ossos, cartilagens, tendões e ligamentos, perfaz 25% do conteúdo proteico do nosso corpo e exerce importante papel estrutural nos organismos animais.

Industrialmente, Peptan® é obtido da pele ou ossos de bovinos e suínos, além de pele de peixe, sendo colágeno tipo I, os quais passam por processo de hidrólise enzimática, obtendo-se os peptídeos de colágeno, ricos nos aminoácidos prolina, hidroxiprolina, glicina, entre outros. O consumo de peptídeos de colágeno está associado à manutenção e reposição das perdas naturais de colágeno em nosso corpo que ocorrem durante o envelhecimento.

Os peptídeos bioativos de colágeno Peptan® possuem excelente solubilidade e não espessam, além de cor, odor e sabor neutros, tornando-os adequados e atrativos para aplicação em bebidas. Além disso, o produto contém mais de 90% proteínas.

Desta forma, bebidas contendo peptídeos bioativos de colágeno Peptan® são uma excelente forma de consumir esta proteína que tanto contribui para a recuperação muscular, saúde dos ossos e articulações e beleza da pele.

Biodisponibilidade de Peptan®

Peptan® possui excelente absorção e alta biodisponibilidade. Estudo publicado(2) demonstrou a presença dos dipeptídeos PRO-HYP (prolina-hidroxiprolina) e HYP-GLY (hidroxiprolina-glicina) na corrente sanguínea de uma à duas horas após a ingestão do produto. Esses dipeptídeos são responsáveis pelos benefícios de Peptan® descritos abaixo, pois participam da produção de colágeno endógeno.


Pesquisas comprovam os benefícios de Peptan®

Vários estudos científicos comprovam os benefícios dos peptídeos bioativos de colágeno Peptan® a nossa saúde.

Na área da Nutrição Esportiva, principalmente na recuperação muscular, a suplementação com peptídeos de colágeno se mostrou positiva. Estudo clínico placebo-controlado, duplo-cego e randomizado, demonstrou que o consumo de 20g/dia de Peptan®, dividido em duas porções, ajudou a acelerar a recuperação após exercícios intensos, além de reduzir a dor após esses exercícios(3), permitindo que a prática seja contínua e aumentando a aderência ao plano, apoiando também outras categorias da Nutrição Esportiva como a Construção Muscular e Esportes de Resistência. A adição desta proteína unicamente ou em misturas com outras proteínas em bebidas para a nutrição esportiva mostra-se uma inovação interessante para dar suporte à recuperação muscular, beneficiando também os ossos e articulações.

Na saúde óssea, temos que o colágeno é a principal proteína dos ossos, perfazendo 90% de seu conteúdo orgânico. Há redução da produção de colágeno em nosso organismo a partir dos 25 anos de idade. A suplementação com essa proteína na dieta tem efeito positivo no metabolismo ósseo, mantendo a densidade mineral óssea e a força dos ossos(4)(5).

Na saúde das articulações, estudo clínico placebo-controlado, duplo-cego e randomizado, realizado com mulheres com osteoartrite leve no joelho demonstrou que o consumo de peptídeos bioativos de colágeno tipo I, Peptan®, 8g/dia, reduziu as dores causadas pela osteoartrite e melhorou a flexibilidade e funcionalidade geral das articulações(6). Além disso, outro estudo realizado com animais induzidos à osteoartrite demonstrou que Peptan® protege a cartilagem, estimula as células das articulações a produzirem mais colágeno e também, reduz a inflamação causada pela osteoartrite(7). Adicionalmente, estudo similar realizado com o consumo do Peptan® IIm, composto de matriz de colágeno hidrolisado do tipo II e sulfato de condroitina, extraído de cartilagem suína, demonstrou esses efeitos com uma dose de apenas 1g por dia(8).

Na área da beleza da pele, estudos clínicos placebo-controlados, duplo-cegos e randomizados(9) realizados pela Rousselot com o consumo de 10g/dia de peptídeos bioativos de colágeno Peptan®, por 3 meses, apresentaram aumento da hidratação da pele, redução da fragmentação de colágeno e aumento da densidade das fibras de colágeno na derme. Outro estudo clínico duplo cego, placebo controlado e randomizado(10), realizado com o consumo de 5g/dia de Peptan®, mostrou efeitos positivos na redução das rugas ao redor dos olhos e da boca e aumento da força dos cabelos. Concluindo, os peptídeos bioativos de colágeno Peptan® agem nas camadas profundas da pele, gerando benefícios visíveis à beleza.

Solubilidade e qualidade organoléptica superior dos peptídeos bioativos de colágeno Peptan®

Graças a escolha das melhores matérias-primas e controle total do processo, a Rousselot desenvolveu produtos diferenciados, com excelente transparência, cor, sabor, odor e solubilidade, sem espessar e permitindo altas doses. Sua excelente solubilidade, facilita a utilização industrial na indústria de bebidas, bem como a utilização em produtos em pó, trazendo conveniência ao consumidor final.

Estabilidade e compatibilidade dos peptídeos bioativos de colágeno Peptan®

Além disso, sua estabilidade em ampla faixa de pH e aos tratamentos térmicos de pasteurização e esterilização, asseguram o desenvolvimento de bebidas em diversas tecnologias, tais como bebidas prontas para o consumo pasteurizadas e esterilizadas e em pó para preparo instantâneo. Além disso, os peptídeos de colágeno são compatíveis com vários ingredientes, tais como vitaminas, minerais, outras proteínas, aromas e corantes.

Cadeia de produção e suprimentos de Peptan®

A Rousselot produz os peptídeos bioativos de colágeno Peptan® em suas plantas do Brasil e os distribui no país, na América Latina e para diversos países do mundo.

Aplicações e Suporte Técnico

Para maiores informações técnicas, consulte nosso departamento de Aplicações e Suporte Técnico, conforme e-mail destacado abaixo.

Visite também: www.peptan.com

Referências:

  • 1.Innova Market Insights
  • 2.Kleinnijenhuis A et al. Non-targeted and targeted analysis of collagen hydrolysates during the course of digestion and absorption. Analytical and Bioanalytical Chemistry. https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00216-019-02323-x
  • 3.Clifford T. et al. The effects of collagen peptides on muscle damage, inflammation and bone turnover following exercise: a randomized, controlled trial. Amino Acids 2019.
  • 4.Walquier F. Human Enriched Serum Following Hydrolysed Collagen Absorption Modulates Bone Cell Activity: from Bedside to Bench and Vice Versa. Nutrients 2019, 11, 1249.
  • 5.Guillerminet F. Hydrolyzed collagen improves bone metabolism and biomechanical parameters in ovarietomized mice: An in vivo and in vitro study. Bone 2010, 46, 827-834.
  • 6.Jiang J. Collagen peptides improve knee osteoarthritis in elderly women. Health aging. 2014. 25(2), 21-24.
  • 7.Dar et al. Daily oral consumption of hydrolyzed type 1 collagen is chondroprotective and antiinflammatory in murine posttraumatic osteoarthritis. Plos One, 2017. 1-24.
  • 8.Soniwala, S. et al., 2018, Oral Hydrolyzed Type 2 Collagen Protects Against the OA of Obesity and Mitigates Obese Gut Microbiome Dysbiosis. Poster presentation at ORS 2018 and OARSI 2018.
  • 9.Asserin et al. The effect of oral collagen peptide supplementation on skin moisture and the dermal collagen network: evidence from an ex vivo model and randomized, placebo-controlled clinical trials. Journal of cosmetic dermatology 2015, 0-11.
  • 10.Estudo Rousselot com mulheres brasileiras, em publicação.

Ana Cristina Corrêa de Faria

Enga. de Alimentos – Business Development Manager Health & Nutrition – Rousselot Gelatinas do Brasil Ltda.

ana.faria@rousselot.com

Anderson Rodrigues

Eng. de Alimentos e Pós Graduado em Ciências e Tecnologia de Alimentos - South America Technical Support & Applications Manager – Rousselot Gelatinas do Brasil Ltda.

anderson.rodrigues@rousselot.com

Rousselot Gelatinas do Brasil Ltda.

Tel.: (19) 3907-9000

rousselot.com/pt peptan.com




Downloads:



Envie um artigo



Telefone:

11 3628-6931       11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001