MENU
Participe agora mesmo
Votações
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

Tovani - Fibras funcionais


A tendência da saudabilidade através da alimentação já é uma realidade entre os consumidores em todo o mundo. Buscar por opções de consumo de fato saudáveis já é prioridade para uma grande parcela da população. Com isso, é crescente o desenvolvimento de produtos com algum tipo de apelo relacionado à saúde e bem-estar. A indústria de alimentos e bebidas vem respondendo a essa demanda com lançamentos frequentes voltados para tal público. Dentro dessa nova classe de produtos, os enriquecidos em fibras vêm ganhando destaque e conquistando os consumidores.

Estudos recentes indicam que o consumo de fibras reduz riscos de doenças cardiovasculares e coronarianas, derrames, diabetes tipo 2 e câncer colorretal. As fibras, geralmente, são carboidratos de cadeia muito grande, conhecidos como polissacarídeos. Tais moléculas possuem uma propriedade que as diferenciam dos demais carboidratos: não são hidrolisadas por enzimas endógenas do organismo humano. Essa característica confere às fibras funções benéficas para o organismo, como melhoria do fluxo intestinal, redução da absorção de gordura, atenuação dos níveis de colesterol e glicose no sangue, aumento da saciedade nas refeições e funções prebióticas: estímulo do crescimento de bactérias benéficas para nosso organismo.

As fibras podem ser dividas em dois grandes grupos: as insolúveis e as solúveis em água. As insolúveis possuem como função principal a melhoria do fluxo intestinal, contribuindo para a motilidade do bolo alimentar e evitando a constipação, que, se agravada, pode gerar doenças como feridas no cólon, infecções e até câncer colorretal. Por serem totalmente insolúveis, permanecem intactas no trato gastrointestinal, não contribuindo com calorias. Usar fibras insolúveis como ingrediente nas formulações é uma forma de disponibilizar todos esses benefícios de forma eficaz para uma grande parte da população, já que podem ser facilmente aplicadas em pães, bolos, biscoitos e sobremesas. Podem ser obtidas das mais diversas fontes: aveia, milho, arroz, trigo, bambu, cacau, alfarroba, maçã, celulose, entre outras.

As fibras solúveis, por sua vez, possuem outros efeitos benéficos: ação prebiótica, redução na absorção de gordura, controle dos níveis de glicose e colesterol no sangue e aumento da sensação de saciedade nas refeições. Por possuírem afinidade com a água, apresentam elevada aplicação em todo o mercado de alimentos e bebidas. Balas, panificados, confeitos, sorvetes, iogurtes, refrigerantes, néctares, bebidas lácteas, refrescos, e chás, por exemplo, são belos exemplos de possíveis aplicações das fibras solúveis. Os principais representantes desse grupo são: polidextrose, inulina, fruto-oligossacarídeos (FOS), pectina, beta-glucanas, fibras de milho e gomas.

Fibras funcionais, então, são aplicáveis em praticamente todas as classes de produtos industrializados, sendo possível democratizar ainda mais o acesso a esse nutriente tão importante e com tantos benefícios.

Tovani Benzaquen Comércio, Importação, Exportação e Representações Ltda.

Tel.: (11) 2974-7474

tovani.com.br




Envie um artigo



Telefone:

11 5524-6931       11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Sargento Geraldo Santana,
567 – 1º andar
CEP 04674-225
São Paulo, SP - Brasil

001