MENU
Participe agora mesmo
Votações
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

MAIS SABOR, TEXTURA E CREMOSIDADE PARA SEUS PRODUTOS LÁCTEOS


Os consumidores buscam cada vez mais uma dieta balanceada com produtos que ajudam a melhorar a saúde e que promovam o bem-estar, minimizando os impactos da vida moderna. Para atender essa demanda, a indústria tem lançado inúmeros produtos com apelo saudável e redução de custo: como com fibras, com redução de gordura e sódio, redução de açúcar, proteína láctea entre outros. Adicionalmente, devido ao cenário econômico do país, a busca por produtos mais acessíveis aumentou significativamente.

Acompanhando essas tendências, a Ingredion tem diversas soluções para agregar valor e reduzir custos em diferentes formulações como fibras, proteínas, amidos, amidos modificados, xaropes, polióis e adoçantes de alta intensidade.

O portfólio de amidos nativos e modificados inclui uma ampla gama de matérias primas, milho de diferentes variedades como regular, ceroso e alta amilose, mandioca, batata e arroz, assim como tecnologias de modificação que são resultado de anos de pesquisa e investigação para entregar desempenho e benefícios diferenciados à indústria e seus consumidores.

A estrutura do amido pode ser modificada por métodos físicos e/ou químicos visando alteração de suas propriedades funcionais. Estas propriedades variam também com a fonte amilácea utilizada.

Com a evolução dos processos e sofisticação dos alimentos, a indústria passou a demandar funcionalidades mais complexas, não atendidas pelos amidos nativos. Os amidos modificados provêm tais funcionalidades através da modificação das cadeias e ramificações do amido, resultando em maior resistência, mudança do perfil de viscosidade e diferentes atributos de textura.

As principais funcionalidades esperadas do amido em aplicações lácteas são:

  • Viscosidade ou corpo.
  • Textura apropriada ao tipo de produto: cremosa, curta, longa, gomosa, gel ou coesiva.
  • Aparência ou claridade: de opaca a transparente.
  • Sabor neutro, sem interferir sensorialmente do produto.
  • Melhora da sensação de preenchimento na boca.
  • Estabilidade no processo de homogeneização (agitação/cisalhamento).
  • Resistência a tratamentos térmicos e acidez.
  • Estabilidade aos ciclos de refrigeração (freeze/thaw).
  • Redução da sinérese do produto.
  • Aumento do shelf life.
  • Mantêm a reologia durante o processo de forneamento em uso culinário de queijos.
  • Reduzem custos de formulações, aumentando a competitividade, sem impacto no sabor.

Para reduzir gordura, açúcares ou proteínas, o portfólio conta com as marcas PRECISATM, N-DULGE®, GLOBE® e SNOW-FLAKE® que apresentam custos competitivos, mantendo a mesma experiência sensorial do consumidor.

A linha de edulcorante natural à base de estévia rebaudiana Bertoni, o ENLITEN® e também o portfólio de polióis, sob a marca POLYGLOBE®, são utilizados para reduzir ou substituir açúcar em produtos lácteos, como iogurtes, bebidas lácteas, sobremesas lácteas, achocolatados entre outros.

A linha de adoçantes não nutritivos, também denominados adoçantes de alta intensidade ou intenso devido ao seu potente sabor doce, é utilizada em quantidade muito menor que a da sacarose. O ENLITEN® é uma linha de edulcorantes naturais a base de estévia com vários níveis de pureza que vão de 50% até 95% de Reb-A. Apresenta reduzido after taste, tem dulçor 300 vezes superior ao da sacarose e é muito utilizado na fabricação de produtos lácteos sem açúcar substituindo a sacarose.

Os Polióis, também chamados como alcoóis polihídricos ou açúcares alcoóis, geralmente são obtidos pela hidrogenação de açúcares simples ou xaropes (oligo e polissacarídeos). Pelo menor valor calórico (2,4kcal/g), além de funcionalidade e dulçor, são excelentes para produtos sem adição e reduzido em açúcares bem como reduzido em calorias. Em geral possuem baixo índice glicêmico, sendo adequados para diabéticos e não causam cáries. Além de suas características nutricionais, os polióis são muito estáveis às diversas condições de processamento e podem ser utilizados nas diversas aplicações lácteas.

A linha de fibras conta com a marca NUTRAFLORA®, uma fibra solúvel, que é menos calórica que a sacarose (2 kcal/g) e muito bem tolerada quanto ao consumo. Apresenta poder de dulçor ao redor de 50% ao da sacarose, podendo substituir parte do açúcar e funcionar como fibra.

A NUTRAFLORA® frutooligossacarídeo (FOS) é um prebiótico produzido a partir da cana de açúcar que atua como fibra alimentar solúvel passando pelo trato gastro intestinal superior sem ser absorvido e chega incólume ao cólon, onde serve de substrato às bifidobactérias e lactobacilos, que são altamente benéficos ao organismo. O ingrediente tem como função melhorar o funcionamento intestinal, estimular o desenvolvimento seletivo das bactérias benéficas em detrimento das patogênicas e putrefativas, inclusive daquelas que produzem compostos cancerígenos, além de favorecer a redução do colesterol e da amônia no sangue.

O VITESSENCE Pulse é a mais nova linha de produtos desenvolvida a partir da proteína de leguminosas e contém uma alta quantidade de proteína. A solução pode ser utilizada em uma variedade de aplicações, incluindo produtos lácteos. A novidade desenvolvida pela Ingredion também possibilita eliminar das formulações possíveis fontes proteicas alergênicas, como soja e leite. Com essa solução, é possível adicionar proteínas e fibras impulsionando o apelo saudável. Além disso, é extremamente econômico em comparação com proteínas de base animal e pode ser aplicado em todos os produtos lácteos. O VITESSENCE Pulse foi eleito em 2016 o Ingrediente Alimentício Mais Inovador na FI Innovation Awards, premiação da FISA, a maior feira da indústria alimentícia na América Latina.

A linha PRECISA 600 series, também lançada pela Ingredion recentemente, foi desenvolvida para reduzir significativamente os custos das formulações de queijos processados, mantendo as principais características e atributos sensoriais do produto como derretimento, elasticidade, sabor, textura, “fatiabilidade” e “ralabilidade”. Com este produto, que possibilita aplicações com diferentes tipos de proteínas lácteas, processos e taxas de aplicação, a indústria tem maior economia e gera mais opções para os consumidores.

A Ingredion tem como principal objetivo contribuir com soluções inovadoras para ajudar a encontrar um equilíbrio entre custo, agilidade, inovação e saudabilidade, permitindo acelerar o sucesso de nossos clientes e atender as necessidades dos consumidores.

Sobre a Ingredion

A Ingredion é líder mundial em soluções em ingredientes de origem natural, com atuação em mais de 100 países. Além do portfólio extenso, também disponibiliza para seus clientes uma equipe de especialistas com um profundo conhecimento em aplicações para apoiá-los na escolha do ingrediente ideal ao seu produto e processo, com a melhor relação custo-benefício.

Estes especialistas técnicos atuam pensando na otimização de custos, de tempo e no desenvolvimento de novos conceitos que tenham potencial de rápida expansão no mercado. Isso é possível com o apoio de 27 centros de inovação ao redor do mundo conhecidos como Ingredion Idea Labs. Atuam como centros de expertise em Pesquisa e Desenvolvimento, Tecnologia de Aplicação, Tecnologia de Processo e geração de Insights, a partir do entendimento das tendências de consumo de cada mercado.

No Brasil, o Ingredion Idea Labs está localizado em Mogi Guaçu, SP, e possui mais de 20 laboratórios incluindo analítico, desenvolvimento de produtos, 13 plantas piloto de aplicações, centro de culinologia e infraestrutura para testes sensoriais. A partir destes recursos, a Ingredion desenvolve novos ingredientes, novas aplicações, protótipos e testes de conceitos para apresentar inovações focadas nas necessidades do mercado e consumidor brasileiro.

A Ingredion também é reconhecida pela qualidade de seus produtos que pode ser comprovada através das certificações ISO 9001, ISO 14001 e a certificação ISO 22000, conquistada com pioneirismo pelo seu aprimorado sistema de gestão de segurança de alimentos.

* Barbara Bernardi e Amanda Nishikawa são, respectivamente, Coordenadora de Marketing e Gerente de Marketing da Ingredion.



Ingredion Brasil Ingredientes Industriais Ltda.

Tel.: (11) 5070-7835

ingredion.com.br




Galeria de Imagens:



Downloads:







Artigos relacionados



Envie um artigo



Telefone:

11 5524-6931       11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Sargento Geraldo Santana,
567 – 1º andar
CEP 04674-225
São Paulo, SP - Brasil

001