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Soluções versáteis para formulações mais saudáveis em produtos lácteos


Atrair novos consumidores é uma tarefa cada dia mais desafiadora, tendo em vista o mercado competitivo e o cenário econômico. Entender o consumidor e as tendências de mercado nos ajudam a orientar os novos desenvolvimentos rumo à diferenciação de produtos através de apelos de saúde & bem-estar, indulgência e com posicionamento premium, que desfocam das categorias individualmente e criam novas ocasiões de consumo e recorrência de compra.

Para os consumidores atuais, que estão cada vez mais ocupados e envolvidos em rotinas complexas, comer de forma saudável é muito importante e cada vez mais difícil. Mesmo assim, ainda procuram guloseimas indulgentes e até mesmo opções personalizadas para suas necessidades.

Neste contexto, as empresas de alimentos que oferecem formatos convenientes, nutritivos e prazerosos irão ganhar os consumidores e fidelizá-los.

Não podemos esquecer também que permeando todo este cenário está o impacto financeiro e a competitividade. O desafio da indústria é atender a todas estas novas demandas, mantendo qualidade e desenvolvendo produtos acessíveis aos consumidores.

A Ingredion pode auxiliá-lo a criar produtos que promovam essas novas experiências sensoriais, aliando saúde e competitividade.

NUTRIÇÃO, SAÚDE & BEM-ESTAR

Produtos lácteos são, de maneira geral, reconhecidos pelo aporte nutricional e por serem considerados snacks saudáveis quando comparados a outros produtos.

No entanto, outras categorias como produtos de panificação, focaram esforços no desenvolvimento de ofertas mais saudáveis que conquistaram mercado como outras opções de lanches saudáveis. Em linha com o crescimento dessas opções por produtos saudáveis, os produtos lácteos encontram oportunidades para avançar em lançamentos posicionados para a saúde & bem-estar, agregando valor e diferenciando seus produtos.

É importante também destacar que os consumidores estão cada vez mais informados e preocupados com o que consomem. É uma tendência global, e com evidências fortes no Brasil, que os rótulos estejam cada vez mais claros e limpos. Consumidores começam a se interessar por lista de ingredientes menos complexas e preferem rótulos claros com ingredientes familiares e, remetendo a produtos menos processados e mais naturais. Existe também uma preocupação crescente com a origem dos produtos, processo produtivo e toda uma preocupação com sustentabilidade.

Dentre as propostas trabalhadas pela Ingredion neste cenário, encontram-se as tecnologias abaixo mencionadas:

Figura 1Figura 2

INDULGÊNCIA & EXPERIÊNCIA SENSORIAL

Textura é um atributo adicional para diferenciação de produtos e tem sido cada vez mais explorada para comunicar um novo posicionamento ou para trazer novas experiências sensoriais aos consumidores.

É crescente a busca por produtos indulgentes e premium, que remetam a texturas mais sofisticadas, como é o caso de texturas aeradas, ou então texturas com a percepção de cremosidade e recobrimento na boca aumentadas. Produtos com camadas de texturas diferentes também têm surgido neste universo, promovendo diferentes experiências em um único produto.

O aumento na percepção de cremosidade, por exemplo, pode ser atingido através da utilização de amidos e maltodextrinas especiais da linha N-DULGE®, que agem como co-texturizantes combinados a amidos base. Estes ingredientes são capazes de mimetizar a palatabilidade da gordura láctea, sem que seu teor seja aumentado. Ou seja, é possível promover texturas mais indulgentes sem prejudicar o balanço nutricional do produto final. Além disso, os diversos tipos de co-texturizantes promovem diferentes tipos de textura, muitas vezes sem requerer alterações nas condições de processo já empregadas. Isso é muito interessante para diferenciar textura de forma simples e prática.

O gráfico ao lado representa um mapa de textura em sistemas lácteos, onde diferentes co-texturizantes foram aplicados à uma base contando um amido de viscosidade comum e, todas as amostras foram submetidas à uma mesma condição de processo. Os resultados são surpreendentes: produtos finais com texturas únicas e distintas, sem complexidade.

Benefícios muito similares para diferenciação de textura também podem ser adquiridos através do portfolio de texturizantes clean label NOVATION™, confirmando que mesmo produtos com rotulagem simplificada podem ainda ser indulgentes.

Na aplicação em sorvetes, cremosidade também é um atributo que tem sido bastante explorado. Cada vez mais encontramos no mercado produtos com posicionamento mais indulgente ou versões premium. No entanto, garantir que a textura seja mantida ao longo da cadeia de frio é um desafio grande. O degelo de sorvetes e a formação de cristais de gelo acarretam em inúmeras reclamações de consumidor e em uma experiência de consumo frustrada. A Ingredion possui ingredientes que controlarão o derretimento dos sorvetes, mantendo a cremosidade desejada e contribuindo para uma maior qualidade percebida. Nossa caixa de ferramentas para sorvetes inclui xaropes especiais POLYGLOBE®, dextrose e maltodextrinas MOR-REX®, além da linha de co-texturizantes N-DULGE® que também apresentam ótima funcionalidade para melhoria de textura em sorvetes.

AFFORDABILITY

São muitas as formas de trabalharmos com redução de custos na indústria de laticínios. A Ingredion busca entender tanto a formulação quanto os processos industriais para que a redução de custos seja trabalhada de forma holística.

Podemos citar como exemplo a substituição de sólidos de leite em diversas aplicações, como bebidas lácteas, sorvetes, queijos e leite condensado. Para cada uma das aplicações, a Ingredion irá entender os requerimentos técnicos específicos e indicar a melhor solução.

Dentro das soluções para redução de custo em queijos processados, os ingredientes da família PRECISA™ 600 series conseguem reduzir significativamente os custos das formulações de queijos processados e produtos à base de queijo, mantendo as principais características e atributos sensoriais do produto como derretimento, elasticidade, sabor, textura, “fatiabilidade” e “ralabilidade”.

Outro exemplo de aplicação são os amidos da linha SNOW-FLAKE® em mistura láctea condensada, onde é possível chegar a níveis significativos de redução de custo, sem alterar as características finais das principais aplicações culinárias.

Sobre a Ingredion

A Ingredion é líder mundial em soluções com ingredientes de origem natural, com atuação em mais de 100 países. Além do extenso portfólio, disponibiliza a seus clientes uma equipe de especialistas com profundo conhecimento de aplicações, para apoiá-los na escolha do ingrediente ideal para seu produto e processo, com a melhor relação custo-benefício. Esses especialistas técnicos atuam pensando na otimização de custos, de tempo e no desenvolvimento de novos conceitos que tenham potencial de rápida expansão no mercado. Isso é possível com o apoio de 27 centros de desenvolvimento de ingredientes e aplicações ao redor do mundo, conhecidos como Ingredion Idea Labs™. No Brasil, o Ingredion Idea Labs™ está localizado em Mogi Guaçu, SP, que conta com mais de 20 laboratórios, incluindo analítico, desenvolvimento de produtos, 14 plantas piloto de aplicações, centro de Culinology® e infraestrutura para testes sensoriais. Baseada nesses recursos, a Ingredion desenvolve novos ingredientes, novas aplicações, protótipos e testes de conceitos para apresentar inovações focadas nas necessidades do mercado e do consumidor brasileiro.

A Ingredion foi eleita uma das empresas mais inovadoras do País, e ficou na 3ª posição na categoria Alimentação no maior anuário desse segmento – o Prêmio Valor Inovação Brasil 2017. Para mais informações acesse: www.ingredion.com.br/.




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