Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU
MÍDIA KIT 2021
Download
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

Suplementação de colágeno: a diferença na eficácia de peptídeos bioativos específicos

A utilização do colágeno na suplementação alimentar é uma das principais tendências de consumo alimentar para esta nova década, segundo os principais institutos de pesquisa de mercado do mundo.

De acordo com o Euromonitor, o mercado global de vitaminas e suplementos alimentares já passa dos US$ 110 bilhões. No Brasil, o valor de vendas foi de R$ 6,6 bilhões em 2019, um crescimento de 7% sobre o ano anterior e uma cifra que representa 30% do mercado latinoamericano. Em cinco anos, o mercado de colágeno no nosso país mais do que triplicou.

Vários fatores justificam a crescente participação do colágeno na suplementação alimentar, como seus benefícios para a saúde e beleza, as inovações tecnológicas (ao potencializar e especificar a ação dos ingredientes), o surgimento exponencial de pesquisas científicas comprovando as ações positivas dos peptídeos de colágeno para o corpo e mesmo o advento da Covid-19, que tem levado o consumidor a se preocupar mais com sua saúde.

Pesquisa recente da Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais) fez um raio-X do consumo de suplementos no país. Por exemplo, atualmente seis em cada dez lares brasileiros têm ao menos uma pessoa que consome suplemento alimentar, número que aumentou 10% nos últimos cinco anos.

A inovação tem sido essencial nessa questão. Mais do que fazer bem para a pele e outros tecidos do corpo de uma forma geral, já há tecnologias patenteadas de produção que permitem que o colágeno seja formulado de forma que aja especificamente em tecidos do corpo, os peptídeos bioativos de colágeno que potencializam resultados se comparado com colágenos comuns. Ou seja, já é possível produzir peptídeos de colágenos com ações específicas e maior eficácia para cada parte do corpo (pele, tendões, músculos, ossos, unhas e cabelos).

Outro fator que coloca o colágeno como um ingrediente que está na lista das principais tendências mundiais na suplementação alimentar é o fato de que cada vez mais consumidores passam a conhecer as características dessa substância, que constitui cerca de 30% de toda a proteína do nosso organismo.
Está presente em 70% de toda a proteína da pele e em 80% de toda a proteína de tendões e ligamentos. Entre outras funções, o colágeno é essencial para a saúde da pele e dos cabelos, para a mobilidade das articulações, a estabilidade dos ossos e a saúde dos músculos, ligamentos e tendões.

Pesquisas mostram que, a partir dos 30 anos, mesmo com uma alimentação balanceada, sofremos com uma perda anual de 1% dessa proteína em nosso organismo e, nesse ponto a suplementação com colágeno passa a ser indicada. Dos 50 anos em diante, a queda é bem mais drástica. A produção de colágeno cai para apenas 35%, em média, e os primeiros sintomas percebidos tanto pelos homens quanto pelas mulheres estão relacionados à redução da elasticidade e hidratação da pele e a redução da mobilidade do corpo de uma forma geral. Por isso que muitos nutricionistas, nutrólogos e dermatologistas consideram a suplementação com o colágeno hidrolisado importante a partir dos 30 anos e essencial depois dos 50.

Apesar de os benefícios da suplementação com os peptídeos bioativos de colágeno contarem com um suporte científico sério, ainda há, entre parte dos consumidores e mesmo profissionais de áreas de saúde, geralmente ocasionada por falta de informação, a noção errada de que a suplementação de colágeno "não funciona". No meio científico, essa discussão já está mais do que ultrapassada.

Recentemente, uma decisão inédita da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) reforçou as ações positivas dos peptídeos bioativos de colágeno para o organismo, ao confirmar que o colágeno VERISOL®, da GELITA, é um aliado para a saúde e beleza da pele quando usado na suplementação alimentar.

Na decisão, a ANVISA autorizou a alegação "auxilia na manutenção da saúde da pele" nos rótulos de suplementos alimentares que utilizam os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado da GELITA, VERISOL®.

O reconhecimento da segurança e da eficácia funcional da tecnologia VERISOL®, que é inovadora e tem um processo patenteado, valida uma série de conclusões já alcançadas pela comunidade científica, de que os colágenos não são todos iguais. Dependendo da forma como é obtido, podemos ter produtos com perfis diferenciados que impactam no resultado.

Há vários estudos científicos publicados que atestam a eficácia do Peptídeo Bioativo de Colágeno VERISOL® na redução de rugas, diminuição de flacidez, aumento da elasticidade da pele, além do fortalecimento das unhas e dos cabelos. Com essa aprovação, o VERISOL® é o único colágeno no Brasil aprovado para uso em suplementos como substância bioativa com aprovação de funcionalidade para a manutenção da saúde da pele.

A dose diária recomendada pela comunidade científica é de 2,5 g do produto, porção que foi avaliada nos estudos científicos publicados com o nutriente. Um deles, realizado com 69 mulheres entre 35 e 55 anos, concluiu que a suplementação com VERISOL® contribui para um aumento de até 10% na elasticidade da pele, resultado observado após quatro semanas de ingestão diária de 2,5 g do produto.

As pesquisas também mostram a ação específica do colágeno nos cabelos. Um estudo científico randomizado, placebo controlado, feito pelo Collagen Research Institute, na Alemanha, e publicado no ano passado, demonstrou que a suplementação com o Peptídeo Bioativo de Colágeno VERISOL® pode melhorar a estrutura dos cabelos, ampliando significativamente a espessura dos fios e a proliferação das células foliculares.

Participaram da pesquisa 44 mulheres saudáveis com idades entre 39 e 75 anos, que receberam uma dose diária de 2,5g de VERISOL® ou placebo por 16 semanas. No final do período de suplementação, o uso de VERISOL® levou a um aumento significativo na espessura do cabelo, enquanto uma ligeira diminuição foi observada no grupo que ingeriu placebo. A espessura é um aspecto fundamental da aparência saudável do cabelo.

Além disso, o estudo investigou se a eficácia demonstrada anteriormente do VERISOL® no estímulo das células da matriz extracelular da pele poderia ter um impacto positivo nas células do folículo piloso e promover sua proliferação. O teste in vitro mostrou um aumento estatisticamente significativo de 31% nas taxas de proliferação de células foliculares capilares após exposição ao VERISOL® por 4 horas, em comparação com as células controle não tratadas. Isso sugere um efeito positivo do VERISOL® no metabolismo capilar, com base em dados anteriores que mostram que os Peptídeos Bioativos de Colágeno aumentam a atividade mitocondrial das células foliculares do cabelo.

Há uma série de outros estudos que comprovam esses e outros benefícios de VERISOL®, o único colágeno oral específico para a pele, cabelos e unhas com comprovação científica de resultados (as pesquisas estão disponíveis sob consulta). Esses estudos científicos provam que nem todos os colágenos são iguais.

Oferecer tecnologias que atendam aos anseios do novo consumidor, cada vez mais atento ao colágeno na suplementação, é apenas uma das obrigações da indústria de alimentos. Torna-se tão importante quanto, no momento atual, combater a desinformação, ampliando o acesso a pesquisas por parte do público em geral e aos profissionais envolvidos no setor de saúde e beleza.

Sobre a GELITA

A Gelita é líder na fabricação e fornecimento de gelatina e colágeno. Com sede em Eberbach, Alemanha, possui três unidades no Brasil – Cotia (SP), Mococa (SP) e Maringá (PR). Presente nos cinco continentes, a empresa fornece para clientes ao redor do mundo produtos da mais alta qualidade, profundo conhecimento técnico e soluções inovadoras. Com mais de 140 anos de história, mais de 20 sites em todo o mundo e uma equipe altamente especializada, está inserida em nosso dia a dia em diversos produtos. O longo histórico de inovação é um dos principais diferenciais da empresa familiar que busca continuamente por novas soluções para os segmentos de alimentos, farmacêutico, saúde e nutrição e aplicações técnicas.

Informações para a imprensa:
2PRÓ Comunicação

Carolina Mendes – carolina.mendes@2pro.com.br
André Spera – andre.spera@2pro.com.br
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br
Tel: (11) 3030 9436

GELITA
Sandra Lucchetti – sandra.lucchetti@gelita.com
Tel: (11) 2163-8023




Downloads:



Envie um artigo



Telefone:

11 3628-6931       11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001