MENU
Participe agora mesmo
Votações
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

BEBIDAS ENERGÉTICAS


Presente no mercado nacional desde 1996, com a entrada da marca alemã Flying Horse, seguida da austríaca Red Bull em 1999, a bebida energética foi ganhando espaço entre os consumidores brasileiros. Iniciando no formato lata e transmitindo a imagem de um produto premium, a bebida energética ganhou o mercado através de novos fabricantes e diversas marcas ao longo dos anos. Com novo formato de embalagem, a PET, e algumas adaptações nas fórmulas, os fabricantes buscaram também tornar o produto mais acessível e popular.

Cafeína, taurina, glucoronolactona, inositol e as vitaminas do complexo B são os ingredientes típicos da composição da bebida energética, exercendo papel funcional para o conhecido efeito estimulante e atuantes em diversas funções metabólicas no organismo como: aumento da frequência cardíaca, vasodilatação, desintoxicação, manutenção e aumento da energia mental e depressão do catabolismo.

No Brasil, o formato de consumo predominante da bebida energética é uma bebida carbonatada composta por água, açúcar (ou edulcorantes para as versões zero ou híbridas), ácidos, corantes, aromatizantes e conservantes (dependendo do processo de fabricação) além dos nutrientes energéticos funcionais acima citados. É possível observar no mercado algumas variações com adição de sucos, polpas de frutas e extratos vegetais como os de guaraná e açaí. Mas o momento de consumo predominante ainda é em baladas e festas em combinação com bebidas alcoólicas. O perfil sensorial do produto pode ser variado, porém é preeminente o sabor ácido do produto.

De acordo com a Euromonitor, é estimado para o próximo período de cinco anos, até 2022, um crescimento do segmento de energéticos no Brasil em volume e valor de 4,1% e 15,6%, respectivamente. Mas, e pensando nas principais tendências e preferências dos consumidores de hoje? Há oportunidades para inovar e investir em desenvolvimento de produtos com novos formatos e criando diferentes momentos de consumo além das noitadas?

As tendências de consumo globais para alimentos e bebidas continuam apontando destaque para saúde e bem estar. Dada a ênfase para a geração dos Millenials, pois exercem fundamental influência nas demais gerações, as pesquisas de mercado sinalizam que a preocupação em manter uma vida ativa com a prática regular de exercícios, escolhas mais conscientes na alimentação, a saudabilidade sendo incorporada na maior parte dos dias da semana, a busca pela melhor performance no dia a dia em todos os aspectos da vida (profissional e pessoal) e a valorização pela informação transparente nos produtos, são as principais características que essa categoria de consumidores valoriza. Considerando tais aspectos, há uma enorme oportunidade para diversificação de produtos e diferenciação no mercado.

Fora do Brasil, já é possível notar mais expressivamente, uma nova geração de bebidas energéticas, formuladas com diferentes combinações de ingredientes e diferenciando-se do formato clássico, o que amplia as ocasiões de consumo e por consequência o público consumidor.

A maior cafeteria do mundo, a Starbucks, está no mercado de energéticos desde 2012, que na época iniciou com a linha Starbucks Refreshers™, produto a base de suco de frutas e extrato de café verde, contendo 50mg de cafeína por embalagem do produto. Atualmente a linha trabalha com duas versões que combinam suco de framboesa + romã e outra de suco de blueberry + açaí.

Já a linha de cafés Starbucks Doubleshot® explora sabores diversos como Vanilla, Mocha, Mexican Mocha e White Chocolate, combinando as vitaminas do complexo B, extrato de ginseng e guaraná com uma dupla

dose de café (145 mg de cafeína em 443ml) formulados em orgânicos lançou uma base láctea. É um produto indulgente e convidativo para o consumo logo pela manhã.

A empresa americana Blueprints com foco em produtos a linha de chás energéticos, com diferentes teores de cafeína - combinando chás de diferentes fontes e ingredientes ativos, como erva de guayusa + cúrcuma, matcha + moringa e mate + cogumelo juba de leão (lion´s mane mushroom).

Com a proposta de ser uma alternativa mais saudável às açucaradas bebidas energéticas tradicionais, a Brain Füd lançou em novembro de 2017 no Reino Unido, a linha de bebidas energéticas sem açúcares adicionados a base suco de frutas, com as vitaminas do complexo B, extrato de guaraná como fonte de cafeína, zinco, magnésio e adoçado com estévia. Fornecendo não mais que 14 kcal por porção de 250ml, a linha é oferecida online nos sabores de citrus + hortelã, berries + coco, pineapple + gengibre e promete ser a opção natural ideal para um aumento de energia a qualquer hora do dia.

Em 2015 a Dairy Farmers of America lançou em 2015 a linha de bebidas energéticas Live Real Farms Energy Drink nas variedades Berry Berry,Peach Mango e Strawberry Banana formuladas com leite desnatado sem lactose, suco de frutas, isolado proteico de soro, com vitaminas do complexo B e extrato de chá verde. A embalagem de 325ml o produto contém 12g de proteína e 180 kcal sendo livre de gorduras.

O Xe Lite promete ser uma opção única no mercado de energéticos e é formulado com Palatinose™ da Beneo ou isomaltulose - um açúcar extraído da beterraba que tem absorção lenta no organismo proporcionando uma energia duradoura e sustentável - sendo livre de açúcares como frutose, sacarose e xarope de glucose, com 28% de suco de super frutas, extrato de guaraná, chá verde e erva mate.

É evidente a variedade de possibilidades em formulações para o desenvolvimento de novos produtos com o direcionamento de energia e saudabilidade, o que pode transportar a bebida energética a um novo patamar de consumo. Alinhar esse conceito de produto às novas tendências, aproveitando-se de ingredientes estratégicos com o objetivo de entregar novas opções ao consumidor pode ser uma nova rota à inovação em um mercado já acostumado às bebidas energéticas. A Sweetmix é uma empresa de ingredientes e soluções que trabalha com grande parceria junto aos seus clientes. A empresa possui profunda experiência desde a rigorosa seleção de matérias primas até a formulação de produtos finais e com a extensa linha de nutrientes para a linha de energéticos, aromas, carboidratos especiais incluindo a Palationose™ BENEO, edulcorantes sintéticos e naturais, tem a expertise técnica para auxiliar no desenvolvimento de novos produtos dessa categoria. Te convidamos a dar não só um boost mais um upper boost em seus produtos!

*Marília Kubota Pires é Coordenadora de P&D da Sweetmix.

Sweetmix Indústria Comércio Importação e Exportação Ltda.

Tel.: (15) 4009-8900

sweetmix.com.br





Downloads:







Artigos relacionados



Envie um artigo



Telefone:

11 5524-6931       11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Sargento Geraldo Santana,
567 – 1º andar
CEP 04674-225
São Paulo, SP - Brasil

001