MENU
Participe agora mesmo
Votações
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

POR QUE A INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA DEVE CONFIAR NOS ALIMENTOS QUE CONFEREM COR? SETE RAZÕES


A cor tornou-se uma ferramenta cada vez mais importante para destacar os produtos da concorrência. O instituto de pesquisas Innova Market Insight identificou o "dizer com cores" como uma das dez principais tendências em alimentos e bebidas. Para oferecer alimentos atraentes e de acordo com o forte interesse pela saúde, os fabricantes estão cada vez mais se distanciando dos aditivos corantes. Com cores verdadeiramente naturais, que se baseiam no conceito de "dar cor a um alimento com outro alimento", obtêm-se cores brilhantes, mantendo a naturalidade. Mesmo assim, muitos fabricantes não querem mudar suas fórmulas atuais. As empresas de alimentos e bebidas que buscam se beneficiar dessa tendência à naturalidade devem considerar sete motivos para adotar alimentos que conferem cor, a forma mais natural possível de se obter o efeito colorido.

1. Exigência do consumidor por ingredientes naturais

Os consumidores atuais exigem naturalidade e é isso que os estudos de mercado tem mostrado, ou seja, mais e mais pessoas estão buscando produtos sem aditivos e apenas com ingredientes naturais. Além disso, há uma concepção clara do que deveria ser um “corante natural”: originário de matérias-primas comestíveis e produzido sem nenhum tipo de produto químico. Os corantes artificiais, assim como os que se denominam naturais mas são formulados com produtos químicos e que podem ser fabricadas com materiais não comestíveis, contradizem claramente esse desejo.

2. Rotulagem clara

Os alimentos que conferem cor são obtidos exclusivamente pela concentração de frutas, vegetais e plantas comestíveis. São fabricados por processos físicos, como prensagem, fatiamento e filtragem, sempre sem solventes. Portanto, podem ser declarados simplesmente como alimento: por exemplo, "concentrados de cenoura e maçã", ideal para atender a demanda do consumidor por listas de ingredientes conhecidos e compreensíveis.

3. O cumprimento normativo é fundamental

De um modo geral, corantes para alimentos e bebidas são uma questão complexa. As regulamentações específicas variam de acordo com a região e impõem certas restrições ou limitações, enquanto que com os alimentos que conferem cor existe uma oportunidade de obter uma solução que atenda aos requisitos globais. Além disso, a sua rotulagem limpa está perfeitamente adaptada às expectativas dos consumidores em relação à origem natural das cores, o que é uma alternativa com garantia de futuro.

4. Ampla aplicabilidade

Ao longo dos últimos anos, os processos de produção e as matérias-primas dos alimentos que conferem cor foram otimizados. Hoje, podem ser usados em praticamente todas as categorias de produtos, desde confeitaria, laticínios e padaria até bebidas e molhos. São adequados para receitas à base de água e/ou gordura, em forma líquida ou em pó. O EXBERRY®, líder mundial de mercado nesse campo, oferece até uma solução em pó micronizado. Os concentrados de frutas e vegetais são adequados para vegetarianos e veganos, e possuem certificação Kosher e Halal.

5. Ampla gama de cores e alto desempenho

Os alimentos que conferem cor são comparáveis aos aditivos corantes artificiais ou naturais em termos de estabilidade, vida útil, brilho e variedade. Na verdade, praticamente todas as cores estão disponíveis no mercado para todo tipo de aplicação. Comercializados como EXBERRY®, abrangem mais de 400 tonalidades diferentes e é uma linha baseada em um processo patenteado de mistura de diferentes matérias-primas para obter o tom e intensidade exatos do produto em questão.

6. Segurança alimentar

A indústria alimentícia precisa confiar na qualidade e na absoluta segurança de seus ingredientes. No caso dos alimentos que conferem cor, isso pode ser garantido com uma cadeia de suprimentos integrada verticalmente. Desta forma, cada etapa da produção é controlada, desde a seleção das sementes apropriadas até o momento da colheita, em sua maturação ideal e no rápido processamento de todos os vegetais.

7. Facilidade de manipulação

A aplicação de alimentos que conferem cor pode variar de acordo com cada caso. Entre os fatores que devem ser levados em consideração incluem-se: atividade da água, pH, acidez total, densidade e teor de água e gordura. Além disso, deve-se levar em consideração as condições de vida útil e armazenamento, processo de fabricação e equipamento, bem como a temperatura. Com um profundo conhecimento de suas características e como a formulação pode afetar o seu desempenho, o uso é otimizado. Para se obter os melhores resultados, é importante que haja uma assistência personalizada, desde a seleção do concentrado certo para uma aplicação específica, passando pelos testes de estabilidade, até a implementação na fábrica.

Sobre a GNT

O Grupo GNT é um dos principais fornecedores de alimentos que conferem cor em todo o mundo. A empresa utiliza frutas, vegetais e plantas comestíveis para produzir concentrados naturais somente por meio de métodos físicos delicados como prensagem, corte e filtragem. Nunca utiliza aditivos artificiais, produtos químicos ou solventes orgânicos. Esses concentrados, comercializados mundialmente em quase 75 países sob a marca EXBERRY®, possuem inúmeras aplicações em alimentos; são utilizados, por exemplo, para a produção de produtos de confeitaria, forneados, produtos lácteos e bebidas, entre outros. Os concentrados EXBERRY® oferecem uma ampla variedade de cores vivas e estáveis. Atendem ao desejo dos consumidores por uma dieta mais saudável, sem aditivos e segura, uma vez que são uma alternativa natural aos corantes.

O Grupo GNT, é uma empresa familiar independente, fundada em 1978, pioneira e líder em inovação no setor de alimentos que conferem cor. Atualmente, possui filiais na América do Norte e do Sul, Ásia, Europa e Oriente Médio; fornece seus produtos para mais de 1.400 fabricantes de alimentos e bebidas, incluindo sete dos dez maiores produtores do mundo.

GNT Brasil Distribuidora de Alimentos Ltda.

Tel.: (11) 4550-1230

gnt-group.com




Galeria de Imagens:



Downloads:







Artigos relacionados



Envie um artigo



Telefone:

11 5524-6931       11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Sargento Geraldo Santana,
567 – 1º andar
CEP 04674-225
São Paulo, SP - Brasil

001