MENU
Participe agora mesmo
Votações
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

SEA-I® - CONSERVANDO PRODUTOS DE FORMA NATURAL E EFICIENTE


No mundo inteiro, as indústrias alimentícias defrontam-se com o grave problema de manter a qualidade de seus produtos desde a produção até a distribuição. De fato, os alimentos são inevitavelmente expostos a situações patogênicas que podem ser prejudiciais à manutenção da qualidade, tais como mudanças de ambiente (processamento – armazenamento – transporte), variações de temperatura ou logística de distribuição inadequada. Por outro lado, os aditivos que permitem amenizar alguns destes problemas, requerem quantidades significativas que alteram as características do alimento e são cada vez mais rejeitados pelos consumidores.

Tendo em vista estas dificuldades, a indústria alimentícia tem agora uma solução particularmente eficaz: Sea-i®. Desenvolvido pela Bienca, Sea-i® é um Sistema Enzimático Conservante, único disponível em escala industrial. Descoberto no início do século, este complexo enzimático naturalmente presente no organismo dos mamíferos, é uma das armas essenciais contra as infecções. Contudo, se sua notável eficiência e inocuidade foram demonstradas por muito tempo, sua extração em grandes quantidades e a preparação para aproveitamento industrial só foram possíveis graças à experiência e liderança da BEINCA.

A função do Sea-i® é inibir, de forma natural, o desenvolvimento de uma grande variedade de microorganismos contaminantes em uma vasta gama de alimentos frescos e preparados. Isto permite não só estabilizar o alimento a nível bacteriológico, mas também - e esta é uma das características mais notáveis do Sea-i® - evitar riscos de contaminações toxicológicas e infecciosas.

Fácil de usar, Sea-i® pode ser aplicado no início do processo de produção ou na salmoura. Sua ação é quase imediata, permitindo eliminar efetivamente os riscos de oscilações na qualidade do produto. Além disso, foi tomado um cuidado especial para as diversas modalidades de uso do Sea-i®. As quantidades requeridas são pequenas, não é tóxico, seu potencial de ação não é afetado pelo uso de refrigeração e não requer nenhum equipamento especial ou treinamento por parte dos usuários. Testes independentes revelaram um significativo aumento na qualidade do alimento e, obviamente, no período de preservação após a aplicação do Sea-i®.

Vantagens do Sea-i®

  • Proteger alimentos aquosos durante todo o processo de produção, armazenamento e distribuição.
  • Aumento significativo da vida útil do alimento, seja refrigerado, ou não.
  • Manter um nível de qualidade constante do alimento de acordo com as normas internacionais.
  • Permitir gerenciar com segurança o controle de qualidade dos alimentos.
  • Melhoria do sabor e aspecto de produto final.
  • A utilização do Sea-i® reduz significativamente a quantidade de proteases e toxinas que são perigosas à saúde humana ao longo do tempo.
  • Pode-se utilizar Sea-i® como coadjuvante de processo (e não como aditivo), já que o tratamento térmico o destrói. Mesmo após sua eliminação pelo calor, o efeito protetor continua, permitindo uma substancial redução na qualidade de conservantes utilizados.

Usos do Sea-i®

Despejar o conteúdo do frasco diretamente no produto a ser protegido, melhor sem pré-diluição e misturar bem. O Sea-i® faz efeito rapidamente. A quantidade depende do tipo de alimento e das condições de trabalho de cada empresa, não necessitando de precisão rigorosa na sua determinação. Esta quantidade deve ser calculada de forma a se obter um equilíbrio ótimo entre o custo do produto e o nível de proteção desejado, a ser garantido. A quantidade necessária de Sea-i® para proteger o alimento depende de 5 fatores principais: volume, temperatura, nível microbiano, objetivos de conservação e tipo de alimento.

Volume do alimento a ser protegido

A quantidade de Sea-i® adicionada depende diretamente do volume do alimento que se quer proteger. Se o volume do alimento, a proteger, aumentar durante a produção, há que se adicionar mais Sea-i®, proporcionalmente ao volume total no momento da adição.

Temperatura

A eficácia do Sea-i® depende da temperatura de conservação do alimento. Para alimentos refrigerados, necessita-se de uma quantidade menor de Sea-i®, quando comparada com alimentos armazenados à temperatura ambiente.

Nível microbiano

Quanto menor o nível de contaminação inicial do alimento (quando o Sea-i® é adicionado), menor a quantidade de Sea-i® a ser adicionada. Sea-i® permite proteger o alimento que não está muito infectado, porém não recupera um alimento já altamente contaminado. É imperativo respeitar as condições sanitárias de fabricação de um produto, usando ou não Sea-i®.

O efeito do Sea-i® sobre os microorganismos é quase imediato, portanto Sea-i® protege o alimento durante todo o processo produtivo, armazenamento, transporte e distribuição.

Objetivos da conservação

Há vários objetivos para a aplicação do Sea-i®, dentre os quais: a melhoria da qualidade do alimento graças à preservação do seu sabor natural (Sea-i® não apresenta sabor) e a manutenção da aparência original (Sea-i® preserva cor, o sabor e a textura do alimento) manutenção de uma qualidade bacteriológica e toxicológica constante; diminuição do uso de conservantes químicos e outros aditivos e aumento da vida útil do produto com resultados positivos na logística de distribuição.

O tipo de alimento

Os resultados da aplicação do Sea-i® e, portanto, a quantidade a ser adicionada, também dependem do tipo de alimento a ser protegido. A quantidade necessária de Sea-i® pode vaiar dependendo das propriedades físicas dos alimentos, como acidez, viscosidade, etc.

Ficha técnica

O Sea-i® é um sistema enzimático que protege naturalmente os alimentos contra o desenvolvimento de microorganismos causadores de infecções.

Código:2SEA200

Composição:Enzimas, substratos e excipiente

Aspecto:Pó liofilizado branco

Tipo de envase:Frasco de 1,5 kg

Atividade:De 50 a 200 mg/L

pH de utilização: Entre 3,6 e 8,3

Temperatura de utilização:Menor de 50ᵒC

Precauções de armazenamento: Produto altamente higroscópico

Conservar em lugar fresco e do abrigo da luz

Proteger contra umidade

Conservação: 3 anos a -20ᵒC ou 1 ano a 4ᵒC

ou 6 meses a temperatura ambiente

sem abrir o frasco

Precauções para a saúde: Irritante

Legislação: Coadjuvante de tecnologia

(Codex Alimentarius FAO/OMS)



Tovani Benzaquen Ingredientes

Tel.: (11) 2974-7474

tovani.com.br




Galeria de Imagens:



Downloads:







Artigos relacionados



Envie um artigo



Telefone:

11 5524-6931       11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Sargento Geraldo Santana,
567 – 1º andar
CEP 04674-225
São Paulo, SP - Brasil

001