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Bebidas saudáveis e funcionais dominam o mercado

Mesmo antes da Covid-19, os consumidores já estavam adotando uma abordagem mais holística para a saúde e o bem-estar, examinando as prateleiras das lojas e pesquisando online por rótulos limpos e bebidas funcionais, pós e suplementos. Como resultado, as empresas de bebidas estão se esforçando para oferecer aos consumidores os novos produtos inovadores pelos quais eles desejam.

Nos últimos 11 meses, a pandemia mudou a maneira como os consumidores compram, socializam e se divertem, bem como os tipos de alimentos e bebidas que consomem. Embora as vacinas tenham sido desenvolvidas e estejam sendo distribuídas, a pandemia está afetando as tendências de bebidas e a saúde e bem-estar em geral.

Alguns especialista de mercado sugerem que a indústria de bebidas se beneficiou com a pandemia, tanto no setor de saúde e bem-estar quanto no campo inovador/indulgente do mercado. À medida que o estresse do distanciamento social cobra o seu preço, os consumidores buscam se manter saudáveis, aumentar a imunidade e melhorar a sua qualidade de vida. E desfrutar de seus sabores favoritos em aplicações saudáveis pode ser um bom estímulo, uma indulgência permissível. Mesmo havendo desafios na formulação de alimentos indulgentes, a modulação do sabor pode ajudar a superar sabores ou texturas indesejáveis.

Além do estresse, os consumidores estão buscando alternativas para se manterem ativos, a fim de melhorar o bem-estar geral e combater o ganho de peso acrescido durante a quarentena. Isso cria oportunidade para marcas que lançam nutrição esportiva e produtos para perda de peso, bem como para produtos que aumentam o humor e melhoram o sono. Existem várias maneiras de oferecer esses benefícios, desde mais opções alternativas, como bebidas adaptogênicas, até o uso de ingredientes mais convencionais, como camomila e lavanda, que promovem o relaxamento. Bebidas ricas em macro e micronutrientes não é uma tendência nova, mas consumidores estão prestando ainda mais atenção ao valor nutricional que os produtos fornecem, expandindo alegações sobre nutrientes como proteínas, fibras e ômega-3.

A hidratação saudável é outro foco importante. Água engarrafada, águas com sabor e com gás e águas enriquecidas são muito procuradas porque fornecem hidratação saudável em trânsito. E, hoje, os consumidores têm uma infinidade de opções de água funcionais para escolher.

A demanda por probióticos para melhorar a saúde imunológica também está crescendo. De acordo com o Nutrition Business Journal, as vendas ano a ano no mercado norte-americano de saúde imunológica cresceram mais de 25%, para mais de US$ 4 bilhões em 2020, e 10% desses números são de vendas de probióticos.

De acordo com Caleb Bryant, diretor associado de alimentos e bebidas da Mintel, o interesse pela saúde imunológica continuará sendo uma tendência importante, mesmo com o enfraquecimento da pandemia. “Os consumidores estão adotando uma abordagem preventiva para a sua saúde geral, agora mais do que nunca. Na verdade, 31% dos consumidores estão consumindo alimentos e bebidas com alegações de suporte imunológico”, observa.

Além dos produtos que promovem a imunidade e a saúde digestiva, também houve um aumento nas bebidas funcionais orgânicas estáveis e com rótulo limpo, como cafés e chás prontos para uso. “Globalmente, um aumento foi observado em 2017, onde vimos um pico no desenvolvimento de novos produtos de bebidas RTD funcionais estáveis em prateleira, seguido por uma ligeira diminuição até 2019; e em 2020 uma retomada da atividade. Em 2020, as bebidas RTD estáveis em prateleira com alegação orgânica representaram 13% do total de bebidas RTD funcionais estáveis em prateleira globalmente”, observa Lu Ann Williams, diretora de insights globais da Innova Market Insights, Holanda.

De acordo com Williams, as bebidas em geral, com um posicionamento de rótulo limpo - orgânico, não OGM, natural, sem aditivos/conservantes - estão se estabilizando em cerca de 30% dos lançamentos globais de bebidas nos últimos cinco anos. “Embora nenhum aditivo/conservante continue sendo a maior alegação, nos últimos anos, orgânicos e não transgênicos são os que impulsionam a plataforma de rótulo limpo entre as bebidas”, complementa.

Já os consumidores mais velhos procuram produtos que os ajudem a “envelhecer melhor”, sendo a funcionalidade a tendência principal para a indústria de bebidas. Bryant da Mintel, aconselha os fabricantes de bebidas a manterem em mente que 39% dos consumidores atualmente consomem alimentos e/ou bebidas com alegações de saúde cardíaca; 18% procuram produtos para ajudar a controlar a diabetes; e 51% consomem produtos sem alegações de açúcar.

Os especialistas observam que as marcas que se esforçam para permanecer competitivas devem manter o padrão de desenvolvimento de produtos com baixo e sem açúcar, reduzindo calorias, incorporando ingredientes naturais ou adicionando ingredientes funcionais em produtos mais indulgentes para oferecer aos consumidores um sabor excelente e mais funcionalidade.

Fonte: Bev Industry




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