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Controle vs. Garantia da Qualidade nos laticínios

Inicialmente, é considerável dizer que tanto o Controle de Qualidade quanto a Garantia da Qualidade estão inseridos em um sistema maior chamado Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

A importância de ambos vai além de somente cumprir requisitos e normas por parte de gestores e indústria de laticínios ou outras demais empresas.

Segundo a norma ABNT NBR ISO 9001:2015, que descreve requisitos para implementação de um SGQ e seus princípios, controle da qualidade é definido como “parte da gestão da qualidade focada no atendimento dos requisitos da qualidade” e está ligada ao produto e suas especificações.

São basicamente medidas técnicas controladas dentro de um padrão para que se evite defeitos no produto final. Sua qualidade desejada pode incluir realizar o controle para a seleção do leite cru nas plataformas de recepção de leite e/ou monitoramento periódico em laboratórios credenciados de controle da qualidade ligados ao Ministério, por exemplo.

Nas indústrias de alimentos, o controle da qualidade engloba desde o processo de estocagem das matérias-primas, acompanhamento dos processos até a entrega do produto final conforme e seguro ao consumidor.

Já a garantia da qualidade é definida como “parte da gestão da qualidade focada em prover confiança de que os requisitos da qualidade serão atendidos” e está ligado ao processo e atendimento de requisitos e regras de forma global, o que inclui processos de auditoria, Boas Práticas de Fabricação (BPF), revisão de documentações, tratativas de reclamações recebidas etc.

Na indústria de laticínios, desde os pequenos aos grandes é muito comum a utilização de ferramentas de qualidade. Sua utilização propicia diminuição de custos gerada pela redução de perdas e otimização da produção, dentre outros benefícios, o que garante qualidade da viabilidade econômica, técnica e aceitação do produto no mercado.

Existem sete ferramentas de qualidade que podem ser utilizadas na indústria para melhorar e controlar os seus processos, sendo elas: fluxograma; diagrama de Ishikawa; folhas de verificação; diagrama de Pareto; histograma; diagrama de dispersão; e cartas de controle.

As ferramentas de qualidade permitem o atendimento de requisitos para normas, auxiliando nos processos e na produção, enquanto garantem uma maior padronização de produtos e serviços. Entre as vantagens, destacam-se padronização de processos, melhorias, ações preventivas/corretivas, gestão e controle de dados, tratativas de não conformidades e tomadas de decisões mais assertivas, o que tem impacto muito significativo na satisfação do cliente/consumidor.

Fonte: Milk Point




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