Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Equilibrando sabor com funcionalidade

As tendências de sabor estão evoluindo junto com os padrões de comportamento do consumidor. Conforme as pessoas continuam a se concentrar na saúde e bem-estar holísticos, estão gravitando em direção a sabores que sinalizam saúde e procuram sabores familiares e nostálgicos para uma sensação de conforto. A ADM espera ver alimentos e bebidas de tendência com sabores cítricos ousados e novos sabores exóticos com tons quentes para o próximo ano.

De acordo com Hélène Moeller, gerente global de produtos para Nutrição Humana da ADM, os eventos sem precedentes de 2020 afetaram significativamente o comportamento do consumidor, bem como a indústria de aromas como um todo.

Segundo Moeller, muitos consumidores são atraídos por sabores que têm um foco saudável. “Isso inclui frutas cítricas com vitamina C natural, que também estão associadas ao suporte da função imunológica. Sabores cítricos refrescantes também podem sinalizar sentimentos de felicidade, clareza mental e aumento de energia”.

Com saúde e bem-estar na vanguarda do comportamento do consumidor, a ADM espera que a demanda por sabores cítricos aumente. “Somos o maior comprador e processador de óleo cítrico do mundo, oferecendo um portfólio de sabores genuínos, incluindo limão, lima, laranja, toranja e tangerina”.

A pesquisa ADM Outside Voice revelou que 31% dos consumidores estão comprando mais itens feitos sob medida para a sua saúde e 50% relatam preferência por alimentos e bebidas que contêm ingredientes benéficos naturalmente.

Segundo a Innova Market Insights “Tailored to Fit” foi classificado como uma tendência principal para 2021, uma vez que a nutrição personalizada continua a ser o centro das atenções com os consumidores procurando opções que se adaptem aos seus estilos de vida. O Innova Consumer Survey 2020 mostrou que 64% dos consumidores globais encontraram mais maneiras de adaptar suas vidas e produtos a seus estilos, crenças e necessidades.

Moeller destaca que os superalimentos são outra oportunidade de adicionar sabor e cor, juntamente com benefícios holísticos para a saúde. Assim, a demanda por sabores cítricos e superfrutas com alto teor de antioxidantes está aumentando. “O sabugueiro vermelho, por exemplo, é rico em antioxidantes e o açafrão é um condimento amarelo tradicionalmente usado para conferir cor e sabor aos alimentos e como medicamento natural”, acrescenta.

A categoria de hard seltzer está na vanguarda das tendências de sabores, com combinações de sabores cítricos e botânicos. “Também vemos frutas cítricas incluídas em produtos de panificação, lácteos, bebidas esportivas e refeições étnicas”, afirma Moeller.

Os kits de entrega em domicílio são outra área potencial para combinações de sabores mais excitantes e experimentais. “Equilibrar o sabor com a funcionalidade é fundamental aqui - os consumidores querem alimentos que proporcionem uma experiência sensorial completa, do sabor à cor e textura, bem como um posicionamento de rótulo limpo. Além disso, ingredientes ‘quentes’, como canela e pimenta da Jamaica, serão os favoritos do final de ano. Também prevemos um entusiasmo contínuo por sabores mais exóticos e globais, como yuzu, kumquat, cardamomo, gengibre e curry”, destaca Moeller.

Moeller também detalha que muitas pessoas escolhem sabores familiares e nostálgicos, como baunilha, caramelo e menta, por sua associação com conforto e relaxamento. “A baunilha pode ser usada para melhorar o sabor geral e como combinação com superalimentos, frutas tropicais e outros sabores. A groselha preta e a cranberry são populares em snacks assados, com o benefício adicional de apoiar as metas de bem-estar”, explica.

A pesquisa da ADM encontrou consumidores atraídos por sabores familiares, como os cítricos, combinados com um elemento mais inesperado, como botânicos e especiarias, ao explorar novas combinações de sabores. “Por exemplo, lavanda, café e chocolate se misturam em um delicioso café mocha, e um hard seltzer pode conter laranja de sangue e hibisco”, afirma Moeller.

Maior profundidade de sabor é alcançada ao combinar os sabores doce e umami. Por exemplo, pratos de charcutaria com mel e frutas doces, carnes salgadas e azeitonas, queijos cremosos e crocantes e nozes crocantes também se destacam. “Torta de maçã e queijo cheddar são uma combinação clássica, enquanto combinações agridoces e picantes como chocolate amargo e gengibre estão em alta”, acrescenta Moeller.

Com as restrições da quarentena, devido à pandemia, muitas pessoas estão se permitindo o consumo de alimentos indulgentes. O aumento dramático na panificação doméstica está impulsionando as vendas de baunilha, um sabor chave em bolos, biscoitos e doces. “Sabores sazonais reconfortantes foram lançados ainda no início deste ano em função da pandemia e persiste a demanda por favoritos como pão de gengibre e chocolate de hortelã-pimenta”, ressalta Moeller.

A gerente global de produtos para Nutrição Humana da ADM também observa que os consumidores estão cada vez mais preocupados com a compra responsável e a sustentabilidade ambiental e, como a tendência do uso da baunilha continua e as pessoas estão conscientes do seu impacto sobre o meio ambiente, as marcas precisam garantir que o fornecimento de baunilha atenda a essa demanda do consumidor.

Além disso, Moeller destaca que as pessoas querem produtos clean label, com ingredientes saudáveis e reconhecíveis. Cada uma dessas tendências de comportamento do consumidor impacta os alimentos e bebidas que ocuparão o centro das atenções em 2021.

À medida que a tendência flexitarista continua a crescer, Moeller antecipa um maior crescimento na adoção de proteínas vegetais, tanto como alternativas aos produtos animais ou misturadas com outras proteínas para sabores e funcionalidades mais complexos, mas equilibrados. “O setor de lácteos foi um dos primeiros líderes em bebidas vegetais, desde alternativas ao leite até creme de café. Oportunidades de inovação estão no desenvolvimento de alternativas vegetais à manteiga, queijo, sorvete e iogurte, que retêm o sabor cremoso e a textura desses produtos”, explica.

A crescente adoção de dietas de “estilo de vida” está frequentemente ligada a motivações mais profundas, como saúde holística, sustentabilidade ambiental e bem-estar animal. A pesquisa da ADM mostra que 65% dos consumidores desejam impactar positivamente o planeta por meio de suas ações. Ingredientes saudáveise ricos em nutrientes atendem as demandas e restrições dessas dietas populares. “Como tal, a proteína de ervilha pode ser incorporada em uma variedade de aplicações sem a necessidade de rótulos de alérgenos e promovendo a sustentabilidade”.

Fonte: Food Ingredients First




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001