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Inovação sem glúten

O panorama atual do marketing de alimentos pode parecer dominado por afirmações baseadas em plantas, mas isso não significa que a inovação sem glúten diminuiu. Produtos que promovem a ausência de glúten são uma opção esperada em quase todos os corredores do supermercado, assim como orgânicos e produtos que não contêm ingredientes artificiais.

Além de pessoas que têm sensibilidade ao glúten, um número crescente de consumidores estão reduzindo ou eliminando o glúten da dieta por acreditam que melhora a saúde geral. Eliminar o glúten da dieta significa evitar todos os alimentos e bebidas feitos direta ou indiretamente com fontes de glúten, nomeadamente trigo e uma variedade de outros grãos, incluindo cevada e centeio. As farinhas comuns sem glúten incluem aquelas feitas com arroz e tapioca, ambas de sabor e cor neutra e suave.

A aveia tem sido um desafio na formulação sem glúten. É naturalmente sem glúten, mas as práticas de produção tradicionais podem gerar contaminação cruzada, o que dificulta o seu uso em produtos sem glúten.

Vários grãos antigos, incluindo amaranto, trigo sarraceno, painço, quinoa, sorgo e teff, não contêm glúten, mas as suas farinhas tendem a ter sabores fortes, por isso não são compatíveis com algumas aplicações.

Tubérculos e leguminosas também são inerentemente isentos de glúten. São moídos em farinhas e usados como farinha branca em algumas aplicações. Todas as nozes também são inerentemente livres de glúten. A farinha de amêndoa é útil em formulações sem glúten devido ao seu sabor neutro e cor clara.

Vários ingredientes reciclados estão sendo moídos em farinha que pode funcionar em combinação com outras farinhas sem glúten para ajudar a fornecer o sabor e a textura desejáveis. A farinha de semente de uva, por exemplo, é feita a partir das sementes normalmente descartadas após a produção do óleo de semente de uva prensado a frio. A farinha de semente de girassol desengordurada é um subproduto da extração do óleo de girassol, enquanto a farinha de okara é feita da polpa de soja gerada durante a produção de leite de soja.

Na última década, os fornecedores investiram na melhoria dos sistemas de ingredientes sem glúten, o que está contribuindo para o crescimento do setor. O mercado global sem glúten está projetado para atingir US$ 43,65 bilhões até 2027, exibindo um crescimento anual composto de 9,2% durante o período de previsão, de acordo com Grand View Research.

Fonte: Food Business News





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