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Novas percepções sobre os mercados naturais e orgânicos

Alimentos e bebidas orgânicos e “naturais” continuam a ganhar apelo, impulsionados em parte por mais consumidores cozinhando em casa e maior interesse em saúde e segurança. Em uma pesquisa online com consumidores de "prováveiscompradores orgânicos", conduzida pela Organic Trade Association (OTA), 90% dos entrevistados disseram que o orgânico é "mais importante do que nunca".

Há indicações de que a pandemia da Covid-19 pode ter impacto duradouro sobre o que os consumidores compram, incluindo alimentos e bebidas orgânicos. A pesquisa da OTA perguntou aos participantes como eles prevêem que seus hábitos de compras orgânicos evoluam nos próximos três a seis meses, e mais da metade (56%) disse que as mudanças que experimentaram, como comida caseira e formas mais simplificadas de comer, se tornarão hábitos duradouros. Isso abre oportunidades para desenvolvedores de produtos de alimentos e bebidas que procuram entrar no mercado orgânico ou expandir as linhas existentes.

Outro fator importante é a expansão das opções orgânicas. Essas opções estão disponíveis em quase todas as categorias de alimentos, especialmente aqueles que tiveram alta demanda. As vendas de produtos orgânicos - uma categoria orgânica de crescimento sólido - aumentaram mais de 20% em 2020, de acordo com a OTA. Enquanto isso, as vendas de alimentos orgânicos embalados e congelados - categorias que tiveram um crescimento de vendas menor no passado - tiveram um crescimento de dois dígitos, já que os consumidores passaram mais tempo preparando as refeições em casa.

De acordo com a OTA, 2020 teve um grande crescimento em todas as categorias orgânicas e à medida que o entusiasmo por alimentos e bebidas orgânicos continua a aumentar, os fornecedores de ingredientes estão lançando ainda mais ingredientes orgânicos certificados para ajudar os fabricantes de alimentos a atender à crescente demanda dos consumidores.

Várias linhas de ingredientes orgânicos lançados recentemente incluem uma variedade de amidos nativos que trazem melhorias texturais para aplicações alimentícias, incluindo molhos, temperos, sopas, iogurtes, pratos prontos congelados e refrigerados, carnes, panificação, confeitaria e gomas. O amido ceroso orgânico nativo oferece boa estabilidade de congelamento/descongelamento, alta viscosidade e fortes propriedades de ligação. O amido orgânico nativo de tapioca e o amido orgânico nativo de milho fornecem texturas suaves quando quentes e formam um gel forte depois de resfriados.

Os fabricantes estão descobrindo que muitos consumidores de produtos sem glúten e sem grãos desejam versões orgânicas. Isso representa uma oportunidade inegável para os fabricantes desses itens. Uma opção de ingrediente sem glúten/sem grãos é uma farinha de mandioca orgânica introduzida recentemente. Produzido por meio de um processo de moagem patenteado, o ingrediente fornece boa estrutura do miolo, umidade e textura desejável para produtos de panificação sem glúten e grãos, bem como snacks cozidos e extrusados.

As novas proteínas lácteas orgânicas funcionais permitem a formulação de alimentos e bebidas lácteos e nominalmente não lácteos com posicionamento orgânico. Os exemplos incluem isolados de caseína micelar e derivados de leite orgânico sem o uso de ácidos. Uma forma pode ser usada para adicionar estabilidade e cremosidade a queijos grelhados, como o halloumi grego, e a queijos usados em palitos de queijo, nuggets de queijo e sopas quentes.

Outras proteínas orgânicas foram projetadas especificamente para melhorar a textura, estabilidade e mouthfeel de certos tipos de iogurtes ou sorvetes enriquecidos com proteínas. Outro permite a formulação de nutrição esportiva orgânica de alta proteína e alimentos e bebidas funcionais.

Enquanto isso, mais versões orgânicas de corantes estão sendo lançadas, proporcionando aos fabricantes de alimentos oportunidades de expandir os seus portfólios de produtos orgânicos. Uma linha de corantes orgânicos inclui tons de marrom produzidos pelo cozimento de frutas orgânicas ou concentrados de sucos vegetais. Cebolas e maçãs orgânicas são duas fontes típicas dessas cores. Também há tons vibrantes de vermelho e roxo feitos de antocianinas encontradas no milho roxo e tons de azul derivados de algas orgânicas por meio de processo de extração de água.

Espera-se que o aumento na demanda por alimentos e bebidas orgânicos e, por extensão, “naturais” continue por muitos anos. Em muitas categorias, o aumento da oferta de ingredientes orgânicos aproximou o seu custo mais do que nunca da paridade com os seus equivalentes não orgânicos.

Embora os orgânicos possam não atingir o status de regra ao invés de exceção, é claro que, desde que os fabricantes de produtos reconheçam que nada supera o sabor e a conveniência para o sucesso, o lançamento de um produto orgânico é quase uma aposta certa.

Fonte: Prepared Foods




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