Foi-se o tempo em que as carnes vegetais eram conhecidas e apreciadas somente por vegetarianos e veganos. Não é diferente na América do Sul. Um número crescente de consumidores que não abdicam dos alimentos de origem animal, mas buscam uma nutrição mais variada e saudável, se interessa pelas alternativas plant-based. Mas o que pode ser feito para que as carnes vegetais sejam percebidas como opções para o dia a dia, em qualquer momento?
Em busca de respostas, a DuPont Nutrition & Biosciences, em parceria com a IPSOS, realizou uma pesquisa exclusiva e de alcance global. Foram consultados mais de 6.000 consumidores, em nove países. Na América do Sul, 2.000 pessoas foram ouvidas no Brasil e na Colômbia, nos fornecendo dados para insights válidos para toda a região. O estudo desconsiderou pessoas que não consomem carnes; as não propensas a experimentar carnes vegetais; e menores de 16 e maiores de 60 anos.
Entre os brasileiros, 53% dos entrevistados encaixaram-se nesse perfil. Entre os colombianos, 24%. Projetados nas populações dos dois países, os índices permitem estimar um público-alvo de quase 120 milhões de consumidores. Se aplicarmos uma média dos percentuais para o cálculo do público potencial em toda a América do Sul, o resultado será quase 165 milhões de consumidores.
Mas quais são as percepções desses consumidores quanto às carnes vegetais? A nossa pesquisa exclusiva com a IPSOS constatou diversos pontos que devem ser olhados com atenção pelas indústrias. Eis alguns deles:
A pesquisa mapeou os principais anseios de brasileiros e colombianos para cada ocasião alimentar. Entre muitos outros aspectos, ficou constatado que o aporte de energia é um atributo bastante valorizado no café da manhã. A praticidade, por sua vez, é um requisito essencial para a alimentação entre as três principais refeições do dia.
Por meio do estudo, obtivemos muitas outras informações sobre as necessidades emocionais e funcionais atribuídas a cada ocasião alimentar, bem como descobertas importantes sobre motivações e barreiras para o consumo de carnes vegetais na América do Sul. São elementos capazes de auxiliar as estratégias de inovação e os pipelines de pesquisa e desenvolvimento das indústrias e demais elos da cadeia de valor da alimentação.
Danisco Planit™ possibilita ao setor de alimentos uma sintonia com as demandas do consumidor. A nova marca representa toda a competência da DuPont Nutrition & Biosciences no campo do plant-based, reunindo o mais amplo portfólio do gênero no setor de ingredientes, com fabricação e distribuição em nível global; know-how em aplicações e análises sensoriais de última geração; suporte regulatório; e um conhecimento profundo do mercado e do consumidor, fundamentado em pesquisas como a feita em parceria com a IPSOS.
A tendência plant-based veio para ficar. É fundamental que as empresas pensem grande e saiam na frente, posicionando-se na dianteira do mercado. Quanto mais informações as indústrias tiverem, maior probabilidade de sucesso terão seus lançamentos, consolidando as carnes vegetais nos corações, mentes e jornadas dos consumidores.
Confira mais informações da pesquisa exclusiva da DuPont N&B e da IPSOS acessando este whitepaper aqui.
Por Glauco Pinto, líder de Marketing para o segmento de Food & Beverages da DuPont Nutrition & Biosciences