Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Uma visão do futuro para ingredientes para a saúde ocular

Com o aumento da população de indivíduos idosos e pessoas que passam cada vez mais tempo diante de uma tela, há uma necessidade igualmente crescente de ingredientes e produtos que atendam a saúde ocular. Essa necessidade é ainda mais crítica considerando a pesquisa que revela que, uma vez que os olhos são um elo direto com o sistema nervoso central no cérebro, a saúde ocular, na verdade, contribui para a saúde cognitiva e emocional geral.

Da mesma forma, o que é bom para os olhos também é bom para o cérebro e o sistema nervoso central (SNC). Quando as funções celulares e moleculares dos olhos e do SNC não estão funcionando bem, o resultado é inflamação e estresse oxidativo, que podem levar à morte celular. À medida que essas agressões se acumulam, a neurodegeneração na retina e no SNC - que se mostra biologicamente semelhante - pode causar uma cascata em outras deficiências sensoriais, déficits cognitivos, depressão e ansiedade.

Empresas de alimentos, bebidas e suplementos dietéticos com objetivos visionários estão na posição ideal para atender facilmente a necessidade de melhorar a saúde geral ocular. Os estudos de doenças oculares relacionadas à idade (AREDS2) e outros estudos de nutrição apontam para nutrientes específicos - vitamina C, E, betacaroteno, cobre, luteína, zeaxantina e zinco, que reduzem o risco de deficiência visual e perda progressiva. Embora a maioria dos produtos nutracêuticos continue a se concentrar nesses micronutrientes, a pesquisa está evoluindo em direção a outros nutrientes que beneficiam a saúde ocular.

De acordo com os ensaios do AREDS2, que definem o padrão para formulações de vitaminas para reduzir o risco de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), os altos níveis de vitaminas e minerais são difíceis de alcançar apenas com dieta.

A astaxantina ganhou atenção considerável recentemente por sua contribuição para a saúde ocular. O poderoso antioxidante pode ajudar a combater as agressões da luz solar, luz artificial, poluição e alérgenos, bem como a tensão da luz azul prejudicial à retina gerada por telas de computadores e dispositivos inteligentes. Todos eles causam estresse oxidativo ao criar moléculas de oxigênio reativas, conhecidas como radicais livres, que danificam o DNA celular e os corpos celulares.

Como um dos mais poderosos antioxidantes naturais, a astaxantina fornece absorção de luz mais forte em comprimentos de onda mais amplos, especialmente comprimentos de onda azuis, do que outros carotenóides. Vários estudos de pesquisa apoiam a capacidade da astaxantina de proteger as retinas de danos induzidos pela luz, especialmente em combinação com outros carotenóides.

Outros nutrientes solúveis em gordura além dos carotenóides, como a vitamina D, também são importantes para a saúde ocular. Em um estudo com 2.146 participantes com DMRI precoce ou intermediária a avançada e doença neovascular (vazamento e/ou neovascularização dos vasos retinais), os pesquisadores concluíram que uma dieta rica em vitamina D pode ajudar a prevenir ou retardar a progressão para DMRI avançada e neovascularização.

Nos últimos anos, o ácido docosahexaenóico (DHA) surgiu como um contribuinte vital para a saúde ocular. O DHA é abundante no SNC e na retina. Pesquisas de ponta mostram que quando o DHA se converte em ácido eicosapentaenóico (EPA), o ciclo acaba gerando ácidos graxos poliinsaturados de cadeia muito longa, incluindo ômega-3, conhecidos como VLC-PUFAs, n-3.

Os derivados oxigenados de VLC-PUFAs definem uma nova classe de mediadores lipídicos biossintetizados em células epiteliais pigmentares da retina humana (RPE), chamadas elovanoides (ELV), as quais acredita-se sustentarem a integridade das células fotorreceptoras, revelando potenciais alvos terapêuticos para degenerações da retina.

Quanto mais escura a fruta, mais rica ela é em compostos que estimulam a saúde ocular, de carotenóides e antocianinas à vitamina C e, em plantas como sementes de urucum e palmito vermelho, a forma antioxidante especialmente forte da vitamina E, o tocotrienol, um antioxidante várias centenas de vezes mais eficaz do que o tocoferol, vitamina E.

Entre as frutas vermelhas escuras e roxas, o mirtilo e o sabugueiro têm sido as tendências recentes. Os mirtilos, conhecidos principalmente por sua capacidade corante, estão ganhando cada vez mais atenção; contém cerca de 15 tipos de compostos de antocianina e um estudo recente revelou que o extrato de mirtilo pode ajudar a proteger os olhos de danos causados por telas de computador e dispositivos semelhantes. Outro estudo mostrou que o extrato de mirtilo pode superar e até possivelmente aliviar o cansaço visual.

Alguns botânicos conhecidos por seus benefícios estão sendo observados por suas contribuições para a saúde ocular. A gingko biloba, por exemplo, é rica em dezenas de compostos bioativos (principalmente flavonóides e terpenóides) e tem demonstrado capacidade de melhorar os níveis de óxido nítrico, levando à vasodilatação e aumento do fluxo sanguíneo, o que pode ajudar a diminuir o risco de degeneração retinal.

O açafrão, que também sido objeto de vários estudos para uma longa lista de benefícios à saúde, incluindo o alívio da depressão, também exibiu potencial como ingrediente para a saúde ocular. Os resultados de estudos em voluntários revelaram que, em comparação com a luteína ou zeaxantina isoladamente, o açafrão foi capaz de diminuir significativamente os efeitos da neurodegeneração devido ao estresse oxidativo e à inflamação.

Um aspecto menos conhecido da saúde ocular é a sua relação com o microbioma intestinal. Nutrientes fibrosos, como amidos resistentes e seus ácidos graxos de cadeia curta (SCFAs), são conhecidos por reduzir o risco de inflamação no intestino. Há evidências de que também reduzem o estresse oxidativo sistêmico, mecanismo etiológico estabelecido para a retinopatia.

Até mesmo moléculas produzidas no intestino, como o hormônio serotonina, foram associadas à gravidade da doença ocular no eixo intestino-retinal. As indústrias de alimentos, bebidas e suplementos dietéticos ainda precisam considerar essas descobertas recentes, o que abre caminho para novas oportunidades.

Apesar da grande necessidade de produtos que atendam à saúde ocular, os suplementos dietéticos continuam sendo os reis da categoria. Mas existem oportunidades de inovação em alimentos e bebidas para melhorar a saúde ocular dos consumidores. Ao considerar as formulações para a saúde ocular, muitos dos componentes essenciais provêm de ingredientes naturais de cores vibrantes que possuem valores nutricionais funcionais e são corantes naturais. Estes incluem malmequeres (luteína), tomates (carotenóides, especialmente licopeno) e romãs e bagas (antocianinas).

Fonte: Prepared Foods




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001