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Whole Foods lança as principais tendências alimentares para 2021

Este ano marca o sexto ano em que a Whole Foods lança as suas previsões anuais de tendências para alimentos e bebidas. Embora algumas tendências pareçam familiares e sejam uma extensão dos anos anteriores, a lista de produtos promissores para 2021 também foi fortemente influenciada pela pandemia da Covid-19. “As tendências alimentares são um sinal dos tempos e as nossas tendências para 2021 não são exceção”, disse Sonya Gafsi Oblisk, diretora de marketing da empresa, afirmando que houveram mudanças radicais no comportamento do consumidor com relação a comida caseira, saúde e bem-estar e café da manhã em casa, definindo amplamente as tendências identificadas para o próximo ano.

Os alimentos elaborados para beneficiar o sistema imunológico já estavam ganhando popularidade. Agora, enquanto metade do mundo entra em meses mais frios e há uma pandemia global persistente, a Whole Foods prevê que a tendência se acelerará na busca por alimentos probióticos e caldos chegando ao topo das listas de compras.

Macarrão, arroz e sal geralmente não atraem mais do que um olhar superficial dos consumidores, que procuram manter uma despensa bem abastecida. No entanto, em 2021, os fabricantes podem esperar aumentar a aposta e reimaginar esses produtos básicos com inovações, como massa de palmito, sal defumado e sopa vegana.

O café é um item básico da rotina de muitas pessoas. Segundo a Whole Foods a popularidade do café continua a crescer, mas irá além da xícara e entrará nas categorias de barras e granolas, com reforços de vitaminas e bebidas matinais.

Os adultos não serão os únicos a atualizar as suas opções culinárias no próximo ano. Os pais também levarão os seus bebês a bordo, munidos de saquinhos portáteis de comida para bebês, aprimoradas para incluir uma grande variedade de ingredientes, como ruibarbo, alecrim, cenoura roxa e linhaça rica em ômega 3.

O azeite de oliva é outro ingrediente básico na cozinha que foi especificamente apontado nessa análise de tendência como um ingrediente que está em seu caminho para produtos mais diferenciados, como noz, semente de abóbora e girassol. Esses recém-chegados oferecem a capacidade de diversificar e experimentar as propriedades exclusivas das gorduras alternativas.

Embora a categoria de seltzer tenha explodido, com uma análise do UBS estimando crescimento de 66%, de 14 milhões em 2019 para 72 milhões em 2021, com vendas totais de US$ 2,5 bilhões, kombucha entra com força nesse mercado. Com um perfil de açúcar mais baixo, sem glúten e carregado com probióticos, marcas como Flying Embers e Aqua ViTea oferecem uma nova opção pronta para beber para consumidores que procuram um estilo mais saudável.

O grão de bico também terá o seu momento de brilhar em 2021. Não mais relegados aos falafels e homus, essa proteína de pulso está indo além das massas e entrando em categorias inesperadas, como sorvete e cereal matinal.

Por último, a carne seca não será mais domínio exclusivo dos apreciadores de carne. Os fabricantes estão convertendo uma variedade de frutas e vegetais em snacks de carne seca para quem procura um produto à base de plantas.

As previsões anuais da Whole Foods são compiladas com base nas informações de 50 membros da equipe do Whole Foods Market, incluindo compradores regionais e globais e especialistas culinários que construíram esta lista de tendências focando em como a indústria de alimentos está se adaptando e inovando em resposta a Covid-19 para um mundo alimentar pós-pandêmico.

Fonte: Ingredients Network




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