Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Astaxantina e magnésio: importância na sarcopenia em idosos

A população de idosos está aumentando cada vez mais no Brasil e no mundo. Nos últimos 60 anos, houve um crescimento de 15 milhões de idosos no país, passando de 4% para 9% da população. Em 2025, estima-se um aumento de mais de 33 milhões, tornando o Brasil o sexto país com maior percentual de idosos no mundo.

Ao longo do envelhecimento, ocorrem alterações profundas na composição corporal do idoso, associadas à diminuição da massa muscular (responsável por até 60% da massa corporal) e aumento na massa de gordura. Essa perda progressiva da massa muscular é denominada sarcopenia, uma condição comum que se inicia a partir dos 40 anos, de modo que até 50% desta massa é perdida aos 80 anos.

A sarcopenia, ao prejudicar a força e desempenho muscular do idoso, pode reduzir significativamente a sua expectativa e qualidade de vida, aumentando o risco de quedas e diminuindo a sua capacidade de realizar atividades diárias comuns, como levantar objetos e subir escadas. Estima-se que a sua prevalência seja de até 36% para idosos com idade entre 65 e 80 anos e de até 60% para idosos acima de 80 anos.

Uma das maneiras mais eficazes de combater a sarcopenia é manter os músculos ativos. Combinações de exercícios aeróbicos, de resistência e de equilíbrio podem prevenir e até reverter a perda muscular. Cada vez mais estudos tem também indicado que alguns nutrientes, como a astaxantina e o magnésio, podem ser importantes aliados no combate à sarcopenia, melhorando a função muscular e a resposta ao exercício físico.

A astaxantina é um carotenóide dez vezes mais potente que outros carotenóides bem conhecidos, como o beta-caroteno e a luteína. Este composto natural é obtido principalmente da microalga verde Haematococcus pluvialis, e é amplamente distribuído no pigmento vermelho de frutos do mar como camarão, salmão, truta e lagosta. A astaxantina possui importantes propriedades anti-inflamatórias, antitumorais, antidiabética, antiobesidade e cardioprotetoras.

Outra propriedade da astaxantina que vem ganhando destaque é a sua capacidade de promover o aumento da força e da resistência muscular. Um estudo de 2018 investigou 42 idosos, com idades entre 65 e 82 anos, divididos em 2 grupos. O grupo controle participou de um protocolo de treinamento com exercícios intervalados, que consistiu em sessões de 40 a 60 minutos, três vezes por semana. O outro grupo, além de participar do protocolo de exercícios, foi suplementado com uma formulação contendo astaxantina natural (AstaReal®). Ao final do período de quatro meses, os idosos que fizeram o treinamento físico combinado com a formulação de astaxantina apresentaram um aumento da força muscular em 14,4% e do tamanho muscular em 2,7%. Não houve melhora destes parâmetros musculares no grupo que realizou exercício sozinho, comprovando um efeito positivo da astaxantina na resposta ao exercício em idosos.

Da mesma forma, o magnésio é um importante nutriente para a função muscular, justificando o fato de 27% do estoque deste mineral ser encontrado no músculo esquelético, o seu principal local de armazenamento no organismo. Este mineral desempenha um importante papel fisiológico no metabolismo muscular, que inclui o fornecimento de energia e oxigênio para os músculos e o controle da contração e relaxamento muscular.

O magnésio geralmente é consumido em quantidades inadequadas na maioria das dietas, especialmente dos idosos, o que pode agravar o quadro de sarcopenia nestes indivíduos.

Uma pesquisa epidemiológica com 1.138 participante de, em média, 66,7 anos de idade, avaliou a relação entre o magnésio e a performance muscular especificamente no público idoso. O estudo relatou uma correlação positiva entre os níveis séricos de magnésio e diversos parâmetros de desempenho muscular nestes indivíduos, como potência muscular da perna, torque de extensão do joelho e extensão isométrica do tornozelo.

As descobertas destes estudos indicam que a astaxantina e o magnésio podem desempenhar um papel importante no suporte à força, resistência e mobilidade muscular do idoso, combatendo assim os efeitos debilitantes da sarcopenia.

Referências
Picoli TS, Figueiredo LL, Patrizzi LJ (2011). Sarcopenia e envelhecimento. Fisioter mov, 24(3):455-462.
Han A et al. (2018) Diagnostic Criteria and Clinical Outcomes in Sarcopenia Research: A Literature Review. J Clin Med, 7, 70.
Guerin M, Huntley ME, Olaizola M (2003). Haematococcus astaxanthin: applications for human health and nutrition. Trends Biotechnol, 21(5):210-6.
Naguib YM (2000). Antioxidant activities of astaxanthin and related carotenoids. J Agric Food Chem, 48(4):1150-4.
Hussein G. et al. (2006). Astaxanthin, a carotenoid with potential in human health and nutrition. J Nat Prod, 69(3):443-9.
Liu SZ et al. (2018) Building strength, endurance, and mobility using an astaxanthin formulation with functional training in elderly. Journal of Cachexia, Sarcopenia and Muscle.
Vaquero MP (2002). Magnesium and trace elements in the elderly: intake, status and recommendations. J Nutr Health Aging, 6:147–53.
Dominguez et al. (2006). Magnesium and muscle performance in older persons: the InCHIANTI study. Am J Clin Nutr, 84(2):419–426.
Welch AA, Kelaiditi E, Jennings A et al. (2016). Dietary magnesium is positively associated with skeletal muscle power and indices of muscle mass and may attenuate the association between circulating C‐reactive protein and muscle mass in women. J Bone Mineral Res, 31(2):317-325.




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001