MENU
Participe agora mesmo
Votações
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

Turbine seu mercado com vms


A aposta é que o mercado de vitaminas, minerais e suplementos continue a crescer através da desmistificação da associação de VMS com medicamentos.

Um grande aliado para esse cenário continuar crescente, é a educação dos consumidores sobre a categoria e seus novos formatos de aplicação.

Turbinando ainda mais esse crescente cenário... muito está sendo falado sobre saúde direcionada, e gradualmente os consumidores começam a entender e buscar auxiliares que ajudem em soluções focadas em alguma deficiência ou necessidade física. Elas percebem que não devem apenas olhar para a saúde do corpo como um todo, e sim por partes e que existem possibilidades de se trabalhar com saúdes específicas.

Mas o que isso quer dizer exatamente?

Por exemplo: Mulheres, estão em busca de ativos de beleza para pele e cabelo. Veganos procuram formas de suplementar vitaminas importantes como a B12, vitamina D e dietas que fortaleçam o aparelho digestivo. O grupo sênior busca fortalecer o sistema imunológico e por aí segue, de acordo com o grupo de consumo e órgão do corpo a ser tratado.

E assim o mercado passa a ser dividido por indivíduos com necessidades semelhantes, uma espécie de ‘’tribos’’ de consumo, e dessa forma, as marcas podem pensar em necessidades diferenciadas, porém em nichos específicos, o que facilita a inovação em maior volume.

Dentre estes grupos, vale destacar o sênior. Visto que a previsão é de que até 2050, 29% da população seja composta por eles. E acima disso, o grupo com +55 anos é um dos principais economicamente ativos no país.

A ideia de envelhecimento ativo é essencial na criação de produtos destinados aos consumidores nas faixas etárias mais altas.

As marcas podem utilizar estratégias de marketing para apoiar o processo de envelhecimento, ao invés de combatê-lo. Se posicionando com uma abordagem ativa por parte destes consumidores.

Mercado VMS

O cenário brasileiro de VMS vem crescendo de forma gradual -se comparado aos mercados mais maduros como, por exemplo, os EUA - mas a expectativa é que este cenário continue a crescer.

A previsão é de que as vendas da categoria no varejo cheguem a R$ 4,8 bilhões até 2021.

Atualmente as VMS mais buscadas são: Vitaminas: D, C, B9, B12, Colina e Minerais: Selênio, Ferro, Magnésio, Zinco.

Os principais benefícios procurados são: sistema imunológico, reparação cerebral, saúde dos olhos e do sistema digestivo.

Saúde do cérebro

Uma pesquisa nacional apontou que 42% dos consumidores gostariam de alimentos e nutracêuticos que ajudem no controle de humor, e 85% dos usuários de suplementação buscam ativos para a concentração e controle do estresse.

E essas buscas se resumem basicamente em um órgão: O cérebro.

Quando falamos em aumentar a função cerebral, existe uma vasta gama de interesses para trabalhar. Os auxílios podem ir desde concentração, melhora de humor, até controle de ansiedade.

Brain Food

Não se espante se ouvir falar - e muito - sobre brain food, pois a neuronutrição está em alta!

Com foco nos ingredientes que podem melhorar a concentração, a memória, e combater os efeitos do envelhecimento no cérebro.

No hotel London, situado na capital inglesa, a neurocientista Tara Swart desenvolveu um menu que melhora a atividade mental, usando alguns alimentos com potencial de turbinar o cérebro.Existem vários nutrientes e fitoterápicos que atuam como calmantes e antidepressivos, como a L-teanina, a valeriana e o triptofano (presente em alimentos como a banana), que ajudam a formar serotonina, e com isso o efeito antidepressivo.

Esses produtos foram moda nos anos 1980 e voltaram a circular nas startups do Vale do Silício.

Mas vale colocar que o ser humano está atrás de um milagre que turbine o cérebro, e claro que existem suplementos que podem aumentar o desempenho e as atividade cerebrais, mas tudo é uma questão de um mapeamento completo, como o ambiente que o indivíduo é exposto, idade, questões físicas, alimentação e até predisposição genética.

O tema VMS cerebral é longo e pode ser explanado por diversas vias, mas alguns pontos são premissas fáceis de adotar: Se alimente bem, incluindo boas gorduras que melhoram a capacidade de pensar e tomar decisões. Evite açúcares e cigarro que inflamam o cérebro. Tome bastante água, que melhora - e muito - o poder de concentração, dado que a baixa de água no organismo gera inclusive confusão mental.

Todos estes pontos podem ser trabalhados no consultório de nutrição, porém...

Fabricantes de vitaminas, minerais e suplementos podem se beneficiar com a conscientização dos consumidores de que, apesar de seus melhores esforços - como os citados acima - podem não estar consumindo todos os nutrientes que necessitam, mas que podem solucionar este problema com os produtos da categoria.

Tempo, praticidade, armazenamento e conveniência são grandes argumentos a serem explorados na defesa de uso neste mercado.

A Doremus vem ampliando seu portfólio VMS com a criação de linhas de premixes dentro do contexto explorado neste artigo. E acreditamos no crescimento deste mercado via desenvolvimento de linhas de suplementos, assim como o enriquecimento de alimentos e bebidas com a adição de vitaminas e minerais que geram um maior valor agregado a estes produtos.


Doremus Alimentos Ltda.

Tel.: (11) 2436-3333

doremus.com.br




Galeria de Imagens:



Downloads:







Artigos relacionados



Envie um artigo



Telefone:

11 5524-6931       11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Sargento Geraldo Santana,
567 – 1º andar
CEP 04674-225
São Paulo, SP - Brasil

001