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Conforto, imunidade e saúde mental são as principais tendências para 2021

Os efeitos da pandemia da Covid-19 continuarão a fazer parte da vida em 2021, entrelaçando-se em quase todas as tendências que afetam os gastos dos consumidores e o desenvolvimento de novos produtos.

Com base no conhecimento interno e nas descobertas de entrevistas qualitativas conduzidas em maio de 2020, a Saage Insights prevê algumas tendências influenciarão o segmento de alimentos e bebidas este ano.

A pandemia está aumentando o desejo por segurança contra patógenos, mudando a perspectiva de muitas pessoas sobre os níveis aceitáveis de purificação, especialmente em espaços públicos. Com a consciência fixada na saúde e segurança, os consumidores procuram produtos que prometem o mais alto nível de limpeza, proteção e suporte imunológico.

O desejo por imunidade está aumentando o interesse no mercado de suplementos e influenciando as tendências de alimentos e bebidas, à medida que os consumidores procuram ingredientes essenciais para o bem-estar. Os entrevistados da Saage destacaram o sabugueiro como um elemento importante das rotinas de imunidade. Antioxidantes, vitaminas e eletrólitos também foram importantes para esses consumidores, por meio de suplementos, chás, sucos e bebidas funcionais.

A experiência compartilhada de passar por uma pandemia global está mudando as atitudes em relação à saúde mental e levando os consumidores a procurarem alívio para o estresse e a ansiedade, por exemplo, em bebidas calmantes, como os chás. Em alimentos e bebidas, também está crescendo o interesse em melhorar o humor naturalmente por meio de ingredientes como cannabis, adaptógenos, nootrópicos, probióticos, prebióticos ou ômegas. Está surgindo toda uma categoria de bebidas que promete ações revigorantes e calmantes, alimentados por esses ingredientes.

O estilo de vida atual de ficar em casa está impulsionando o desejo por produtos e entretenimento relaxantes, discretos e otimistas. A comida caseira segue em alta, à medida que os consumidores aprendem a assar pão, comer pizza, sorvete, biscoitos e salgadinhos e preparar refeições aconchegantes em casa. As marcas de alimentos e bebidas podem explorar maneiras de mesclar conforto com o desejo por produtos “melhores para você”. Isso pode incluir a adição de funcionalidade - como cogumelos adaptogênicos em chocolate quente - com foco em rótulos limpos que são livres de aditivos ou redução do teor de açúcar.

As marcas também devem explorar novos produtos que tragam facilidade e conveniência à comida caseira. Misturas, kits de refeição e outras opções semi caseiras ressoam, especialmente quando o mundo começa a se abrir novamente e o tempo se torna menos disponível

A sustentabilidade está impulsionando a inovação na indústria de alimentos e os consumidores estão adotando os melhores avanços para o mundo, como carne vegetal, ingredientes reciclados e embalagens verdes. A demanda por alternativas à carne está aumentando globalmente, conforme os consumidores gradualmente se afastam do consumo de carne. Alguns entrevistados explicaram que estavam reduzindo a carne devido a preocupações com a sustentabilidade, citando a crença de que a pecuária está ligada aos gases de efeito estufa que impactam o clima.

Algumas marcas de alimentos e bebidas estão reduzindo o desperdício por meio da reciclagem de ingredientes. De vodka feita com frutas descartadas de café à snacks feitos com grãos gastos da produção de cerveja, produtos que usam ingredientes que de outra forma seriam descartados como lixo estão sendo lançados globalmente.

Fonte: Food Beverage Insider




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