Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Insetos como fonte alimentar sustentável

As larvas de farinha amarela (Tenebrio molitor) cruzaram um obstáculo regulamentar significativo como o primeiro inseto da Europa a ser identificado como seguro para consumo, o que pode acelerar o progresso semelhante para outras espécies e suas aplicações de produtos relacionados. Isso segue uma avaliação de segurança positiva pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (ESFA) de um pedido da Agronutris, produtor francês de proteína à base de insetos.

Em última análise, serão os legisladores da União Europeia, em Bruxelas, na Bélgica, e nas capitais que determinarão se os insetos devem ser autorizados para o cardápio europeu.

Esta luz verde da agência com sede em Parma, na Itália, é importante não apenas porque é a primeira opinião sobre novos alimentos de insetos comestíveis, mas também porque abrirá o caminho para outras aplicações que estão em andamento”, disse Constantin Muraru, gerente de comunicação e pesquisa da International Platform of Insects for Food and Feed (IPIFF).

Mais de 20 pedidos foram apresentados para a autorização de insetos como um novo alimento. De acordo com Muraru, várias espécies são cobertas nessas aplicações, incluindo Acheta domesticus (grilo doméstico), Alphitobius diaperinus (farinha de lagarta), Gryllodes sigillatus (grilos bandados), Hermetia illucens (mosca negra), Locusta migratoria (gafanhoto migratório), Tenebrio molitor (larva da farinha amarela) e pupas de macho de Apis mellifera (ninhada de abelha zangão. “A razão de ter um número maior de aplicações, em contraste com o número de espécies. é porque cada caso é focado em aplicações alimentícias específicas. Por exemplo, o requerente deve especificar os vários usos do inseto abrangido pelo pedido”, explica.

Em um futuro próximo, prevê-se que o estigma de enfraquecimento em torno dos insetos comestíveis levará aos snacks, biscoitos, salgadinhos, massas e hambúrgueres feitos com a nova fonte de alimento altamente nutritiva.

Vários alimentos derivados de insetos são frequentemente anunciados como uma fonte de todos os aminoácidos essenciais para a dieta. “Conforme confirmado pela EFSA, o conteúdo de todos os aminoácidos individuais é maior do que o dos alimentos usados para comparação (cevada, peixe, levedura de cerveja, carne de bovino, crustáceos), exceto para lisina, que é ligeiramente superior em levedura de cerveja”, explica Muraru.

Ermolaos Ververis, químico e cientista alimentar da EFSA, coordenou a primeira opinião adotada sobre os insetos como novos alimentos, o que reforçou esse entendimento. “As formulações de insetos podem ser ricas em proteínas, embora os verdadeiros níveis de proteína possam ser superestimados quando a substância quitina, um dos principais componentes do exoesqueleto dos insetos, está presente. De maneira crítica, muitas alergias alimentares estão ligadas a proteínas, por isso, avaliamos se o consumo de insetos pode desencadear alguma reação alérgica. Isso pode ser causado pela sensibilidade de um indivíduo a proteínas de insetos, reatividade cruzada com outros alérgenos ou alérgenos residuais de alimentos para insetos, como o glúten”, explica.

É um trabalho desafiador, de acordo com Ververis, porque a qualidade e a disponibilidade dos dados variam e há muita diversidade entre as espécies de insetos.

Existem outras razões não científicas pelas quais o trabalho com novos alimentos é desafiador. “A enxurrada de aplicativos é uma carga de trabalho significativa e cumprir o prazo para as avaliações, às vezes, é apertado, especialmente se os aplicativos perderem dados científicos essenciais”, destaca a Dra. Helle Knutsen, bióloga molecular e toxicologista do painel de especialistas em nutrição da EFSA.

A novidade de usar insetos na alimentação despertou grande interesse do público e da mídia. Com isso, as avaliações científicas da EFSA são essenciais para os formuladores de políticas que decidirão se autorizam ou não esses produtos antes de serem colocados no mercado da União Europeia.

Giovanni Sogari, pesquisador social e de consumo da Universidade de Parma, comenta que existem razões cognitivas derivadas de experiências sociais e culturais, o chamado “fator eca”, que torna a ideia de comer insetos repelente para muitos europeus. “Com o tempo e exposição, tais atitudes podem mudar”, pondera Sogari.

Para Mario Mazzocchi, estatístico econômico e professor da Universidade de Bolonha, há benefícios ambientais e econômicos claros de substituir as fontes tradicionais de proteínas animais por aquelas que requerem menos ração, produzem menos resíduos e resultam em menos emissões de gases de efeito estufa. “Custos e preços mais baixos podem aumentar a segurança alimentar e a nova demanda abrirá oportunidades econômicas também, mas isso também pode afetar os setores existentes”, enfatiza Mazzocchi.

Em desenvolvimentos recentes, o consórcio europeu ValuSect deu início a um programa para ajudar as empresas a acelerarem o desenvolvimento de alimentos à base de insetos na Europa. No âmbito do programa, as pequenas e médias empresas foram convidadas a candidatar-se a vales de até € 40.000 (US$ 48.700) em serviços.




Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001