MENU
Participe agora mesmo
Votações
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

A BIODIVERSIDADE BRASILEIRA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A PRODUÇÃO DOS NUTRACÊUTICOS


A BIODIVERSIDADE BRASILEIRA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A PRODUÇÃO DOS NUTRACÊUTICOS

A quercetina (SR-DQ) é um bioflavonoide (polifenol) obtido do faveiro (Dimorphandra mollis Benth, uma espécie nativa brasileira) que é a fonte principal para a extração em escala industrial da empresa brasileira Sanrisil.

A quercetina é o mais abundante flavonoide presente na dieta humana e representa cerca de 95% do total dos flavonoides ingeridos. A cebola, a maçã e brócolis são as fontes majoritárias da quercetina, seguido de vinho tinto, bagas de framboesa e morango. Tem sido muito estudada nas últimas décadas pelo potencial antioxidante, anticarcinogênico e seus efeitos protetores aos sistemas renal, cardiovascular e hepático. Tem aparência de pó de coloração amarelo-ouro.

Os bioflavonoides são uma classe de compostos naturais de considerável interesse científico, terapêutico e nutracêutico. Sendo sua atividade antioxidante reconhecida e responsável por vários benefícios à saúde.

A ingestão diária de polifenóis tem desempenhado um papel importante na redução do risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas relacionadas ao estresse oxidativo, como problemas cardiovasculares, câncer, infecções e Alzheimer.

O Brasil possui a maior biodiversidade do mundo, estimada em cerca de 20% do número total de espécies do planeta. Esse imenso patrimônio genético tem na atualidade valor econômico-estratégico inestimável em vários setores industriais, como no farmacêutico e nutracêutico. As plantas medicinais, aromáticas e bioativas, constituem recurso natural muito importante, com grande potencial econômico e são fundamentais para aumentar a biodiversidade dos sistemas de produção.

O cultivo de plantas com finalidade de extração de insumos medicinais destaca-se também como alternativa de diversificação da produção local e de geração de renda. No caso da empresa Sanrisil, o cerrado brasileiro é um exemplo de alocação de recursos humanos visando a flora nativa (preservação da planta) e colheita de variedades da planta Dimorphandra mollis rica em rutina e transformada em quercetina, nutracêutico antioxidante de elevadíssima atividade.

A sustentabilidade em sistemas de produção agrícola é função da promoção da biodiversidade, bem como da compreensão de sua funcionalidade. Quando inseridas na produção da micropropriedades proporcionam condições de desenvolvimento permanente capaz de contribuir ao equilíbrio entre espécies cultivadas para sustento e para geração suplementar de renda, fixando o agricultor em determinado local.

Empresas como a Sanrisil (SP) vem realizando estudos de comparação que comprovam o aumento em torno de 47% de potencial antioxidante a mais da quercetina (SR-DQ) extraída da planta proveniente da biodiversidade brasileira (Dimorphandra mollis) que o mesmo ativo extraído de plantas provenientes de biodiversidade diversas como a Sophora japonica, demonstrou uma qualidade superior em sua extração de processo devido ao alto grau de pureza similar ao padrão de mercado e sua associação com a isoquercetina.

Sobre a Sanrisil

Fundada em 1949, a Sanrisil é uma empresa brasileira com padrão internacional de qualidade e segurança no fornecimento de uma ampla linha de produtos para indústrias nutracêutica, farmacêutica e cosmética. A empresa mantém uma constante preocupação em participar do processo de acompanhamento de todas as fases desde a escolha das melhores regiões até a decisão sobre o melhor momento para efetuar a colheita, e como resultado tem-se a qualidade superior das matérias-primas de seus extratos. A Sanrisil oferece soluções específicas e todo suporte técnico requerido, através de uma equipe altamente qualificada, permanecendo sempre atentos nas tendências mundiais e desenvolvendo novos conceitos aplicados às necessidades de nossos clientes. É hoje uma das maiores produtoras mundiais de rutina SR-DR e de seus derivados como a quercetina SR-DQ.

* Dra. Carla Aparecida Pedriali Moraes é pesquisadora na área de antioxidantes da USP e FATEC.

Sanrisil S/A Indústria e Comércio

Tel.: (11) 4646-3600

www.sanrisil.com.br




Downloads:







Artigos relacionados



Envie um artigo



Telefone:

11 5524-6931       11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Sargento Geraldo Santana,
567 – 1º andar
CEP 04674-225
São Paulo, SP - Brasil

001